Castanha do Brasil é vendida com certificados Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2

Castanha-do-Brasil é vendida com certificados

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Castanha-do-Brasil é gostosa de comer e faz muito, muito bem à saúde. Na feira Anufood Brazil 2022, realizada no mês passado em São Paulo, conheci a Floresta em Pé, que beneficia a castanha em Juína, a cerca de 757 quilômetros ao Norte da capital de Mato Grosso, Cuiabá. Gostei das práticas sustentáveis, não apenas voltadas ao meio ambiente como ainda para as comunidades indígenas e tradicionais, e das certificações do produto, naturalmente vegano.

A castanha-do-Brasil beneficiada pela Floresta em Pé conquistou, entre outros, os selos de produto orgânico reconhecido no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá. Detém ainda a certificação kosher no Brasil emitida pelo BDK.

Castanha-do-Brasil é vendida com certificados Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
No alto castanhas-do-Brasil prontas para comer da Floresta em Pé e, acima, “ouriço”, onde ficam os frutos da castanheira do Brasil no estande da empresa na feira (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Além disso tudo, gostei do negócio em si. “Nossa matéria-prima vem de nossas florestas com origem 100% rastreada, por meio de um extrativismo sustentável, nossos parceiros coletam o fruto da castanha, conhecido como ´ouriço´, de forma totalmente manual possuindo certificação orgânica nacional e internacional”, conta o site da empresa.

“Após selecionadas, as melhores castanhas passam por um processo natural que envolve várias etapas, até serem cuidadosamente extraídas por dezenas de mulheres, por meio de um processo original (artesanal) em que cada castanha é quebrada uma a uma, tornando-a especial; afinal, por trás de cada castanha há uma história de vida!”

Castanha-do-Brasil é vendida com certificados Foto reprodução do site Sou Floresta Em Pé
Uma das embalagens de castanha-do-Brasil vendida pela Floresta Em Pé (foto reprodução do site da empresa)

CASTANHEIRAS: ATÉ 50 M DE ALTURA
De acordo com o site da empresa, “a castanheira do Brasil pode atingir entre 30 e 50 metros de altura e de um a dois metros de diâmetro. É uma das espécies mais altas da Amazônia. O tronco é reto, e os galhos se concentram na parte mais alta da árvore. A casca é acinzentada, e as folhas, que ficam acima da copa das outras árvores, têm de 20 a 35 centímetros de comprimento”.

“O fruto da castanha leva mais de um ano para amadurecer, é mais ou menos do tamanho de um coco e pode pesar dois quilos. A casca é muito dura e abriga entre oito e 24 sementes, que são as apreciadas castanhas.”

O extrativismo sustentável da castanha é crucial, pois castanheira do Brasil está ameaçada de extinção graças, sobretudo, ao desmatamento.

Castanha-do-Brasil é vendida com certificados Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
O “ouriço” da castanheira do Brasil aberto: a castanha-do-Brasil está atrás da casca

PROVA E VENDA
Provei algumas castanhas-do-Brasil no estande da Floresta em Pé e adorei. Estavam cruas e só, sem torra, sem sal. Que gostooooooso! Super recomendo.

Para comprar, o site da empresa traz endereços de mercados e a loja online. Vale entrar e conhecer ainda mais as práticas sócio-ambientais. Os contatos seguem abaixo.

SERVIÇO:
Floresta em Pé
www.souflorestaempe.com.br
Facebook, Instagram

Deixe uma resposta