Polentaço celebra imigração italiana no RS Foto Exata Comunicação

Polentaço celebra imigração italiana no RS

No próximo final de semana, dias 21 e 22 de maio (sábado e domingo), o pequeno município de Monte Belo do Sul, perto de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, promove a 11ª edição do Polentaço. Trata-se de um evento gastronômico que celebra, na produção da polenta, a imigração italiana no município.

Nesta festa que ocorre o tombo da polenta, ou seja, o momento em que a massa de farinha de milho, água e sal deixa o tacho gigante, após estar pronta, para ser colocada sobre um enorme recipiente. São 800 quilos de polenta virados na hora.

Logo depois, em porções, o prato é oferecido gratuitamente com molho para os visitantes — na última edição, realizada em 2019, foram distribuídas mais de 4 mil dessas porções.

Os visitantes têm dois momentos para acompanhar esse momento icônico do evento, o tombo da polenta: no sábado às 14h45 e no domingo às 14h30.

Polentaço celebra imigração italiana no RS Foto Marlove Perin
No alto o tombo da polenta (foto Exata Comunicação), com 800 quilos do prato, e, acima, homem distribui gratuitamente porções de polenta aos visitantes da festa (foto Marlove Perin)

Outra curiosa atração é a Exposição de Esculturas de Polenta. Em 2019, 30 peças foram inscritas para essa que é considerada a única mostra do gênero no mundo.

O 11º Polentaço, que neste ano tem como atração simultânea a 9ª Festa do Agricultor, também é uma iniciativa para promover e valorizar a produção local.

Espalhadas ao redor da principal praça da cidade, onde ainda é montado o palco para as atrações artísticas, barraquinhas comercializam vinhos, espumantes, produtos coloniais e artesanato, oferecendo um panorama das riquezas do município.

Nesta edição, uma das novidades propostas pela organização do evento é a presença obrigatória de diferentes preparos à base de polenta em cada uma das barraquinhas do ramo gastronômico.

Deixe uma resposta