Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 1

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

O interesse e a compra de vinhos e o enoturismo — na visita às vinícolas no Brasil e em outros países —, não necessariamente neste ordem, têm crescido a passos largos por aqui. Nos últimos tempos, é verdade, o setor ganhou um grande impulso causado pelos sintomas no período mais fatal da pandemia de covid-19, a permanência muito maior em casa, mas não somente por este motivo. Ao mesmo tempo, o negócio das adegas, pois é necessário armazenar corretamente uma garrafa de vinho, também foi catapultado. E é aí que entra o trabalho do trio Marcelo Cukierkorn, engenheiro mecânico; Tatiana Klinger, administradora de empresas com ênfase em marketing; e Ciro Pacheco, técnico em refrigeração com mais de 35 anos de experiência. Juntos, em 2020, eles fundaram e são os sócios da Tre Adegas Personalizadas, com sede em São Paulo.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto João Paulo Silveira da Mota 5
No alto um dos projetos da Tre Adegas Personalizadas (foto divulgação) e, acima, os sócios da empresa: Ciro Pacheco, Marcelo Cukierkorn e Tatiana Klinger junto a outro projeto deles (foto João Paulo Silveira da Mota)

De olhos nas oportunidades de negócios, a Tre Adegas nasceu para atender tanto as pessoas que gostam de beber vinho na sua residência ou ainda na casa de campo ou de praia quanto os hotéis, empórios, restaurantes e bares, que vendem a bebida para consumo sobretudo local.

“Além disso, os brasileiros estão cada vez mais descobrindo como o ´mundo dos vinhos´ é fascinante e eclético”, afirma Cukierkorn na entrevista feita por email com o QUE GOSTOSO!. Além do fato de conservar corretamente as garrafas de vinho, vale destacar ainda que uma adega valoriza o ambiente e é motivo, quase sempre, de admiração. Quantas vezes você entrou num restaurante ou bar ou na casa de um amigo e se encantou com uma bela adega?

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 4
Projeto onde a adega funciona ainda como divisora de ambiente (foto divulgação)

“Em relação ao investimento, a possibilidade de se personalizar a adega permite que o custo seja ajustado de acordo com o budget proposto”, explica ele sobre quando o desejo “esbarra”, mentalmente, no valor de um móvel desse.

Soube dessa outra atividade do Cukierkorn por acaso: numa troca de mensagens pelo Whatsapp. “Outra” porque o conheço já há algum tempo e pensei que ele só trabalhava no turismo com a sua operadora, a Bon Voyage — que celebrou três décadas de atividades no ano passado. A empresa também localiza-se na capital paulista.

Confira a entrevista completa abaixo.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 9
Garrafas em adega projetada e executada pela Tre: interesse pelo vinho cresce em PG no País (foto divulgação)

QUE GOSTOSO! — Há quanto tempo vocês fundaram a Tre Adegas? Por quê?
Marcelo Cukierkorn — A Tre nasceu em 2020, impulsionada pelo desejo de transformar adegas em mais do que um ambiente para preservação adequada de vinhos. Víamos que a demanda por adegas climatizadas personalizadas vinha crescendo, decorrente também do avanço da pandemia. Com as pessoas ficando mais em casa, alguns hábitos acabaram mudando – tanto a percepção e valorização do ambiente residencial, em termos de estética e conforto, como o consumo alcoólico, principalmente de vinhos, também em casa. Além disso, os brasileiros estão cada vez mais descobrindo como o “mundo dos vinhos” é fascinante e eclético.
Combinando esses fatores, percebemos uma oportunidade de mercado, pois embora já exista no mercado empresas bem estabelecidas e conceituadas, há ainda uma percepção de que a adega personalizada é um item de extremo luxo, ou que demanda um espaço muito grande para sua instalação e funcionamento. Queremos trazer a ideia de que o personalizado pode ser adequado para cada cliente, tanto em termos de investimento, como em espaço disponibilizado para isso em sua residência, ou negócio. Utilizando a combinação de materiais e opções de garrafeiros diferentes, obtemos soluções diferenciadas para cada necessidade, gosto ou especificidade.

QUE GOSTOSO! — O Tre do nome tem algum significado? Se sim, qual é?
Cukierkorn — Sim, escolhemos o nome Tre que significa três em italiano. O número três está muito presente na empresa, as nossas adegas utilizam sempre três materiais diferentes – vidro, metal e madeira. E somos em três sócios, com características, experiências e históricos diferentes e complementares. O três é a união do corpo, do espírito e da mente, ou o equilíbrio. Três pontos determinam um plano. Uma estrutura estável!

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 8
Adega residencial da Tre embaixo de escada com área total de 5,30 m²: aproveitamento do espaço (foto divulgação)

QUE GOSTOSO! — A Tre Adegas atende tanto pessoas quanto empresas?
Cukierkorn — Sim. Começamos nosso negócio focado na casa das pessoas, mas hoje também atendemos restaurantes, bares e empresas.

QUE GOSTOSO! — Dentre as empresas os serviços são mais de restaurantes, hotéis, empórios e bares? Pode citar pelos menos dois nomes de estabelecimentos que têm adegas da Tre?
Cukierkorn — Sim. Principalmente restaurantes, cuja presença de uma adega climatizada sob medida enriquece a experiência do cliente, valoriza o ambiente do restaurante e o estimula a entrar e escolher algo que o agrada. O cliente se sente valorizado e cativado.
Como ainda estamos em fase de instalação, não podemos divulgar o nome, mas em breve teremos em São Paulo uma adega climatizada que por si só será uma super experiência, tanto para os olhos, como para o paladar. Na verdade, o restaurante será um presente para a cidade de São Paulo!

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 5
Empresa atende projetos sob medida (foto divulgação)
Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto João Paulo Silveira da Mota 4
Os três sócios estão com boas expectativas para o novo projeto Vision e avistam crescimento nos negócios em 2022: um brinde ao vinho (foto João Paulo Silveira da Mota)

QUE GOSTOSO! — Muitos donos ou gestores de bares, hotéis e restaurantes querem explorar o negócio do vinho mas, eventualmente, podem ter ideias equivocadas sobre uma adega, sobretudo em relação ao investimento. O que você tem a dizer para eles?
Cukierkorn — A adega climatizada personalizada expande a experiência do cliente, além de se tornar um ícone de decoração e enriquecer o ambiente, pode gerar também um aumento no consumo de vinhos. Ao chamar a atenção do cliente com a adega, automaticamente cria-se um atrativo para a bebida, e ao permitir uma experiência, como por exemplo o próprio cliente entrar na adega e conhecer os rótulos oferecidos, aumenta ainda mais o desejo por complementar a sua refeição e experiência no restaurante com uma (ou mais) garrafa(s).
Em relação ao investimento, a possibilidade de se personalizar a adega permite que o custo seja ajustado de acordo com o budget proposto. As diferentes combinações de matérias, adequações de tamanho e de capacidade de garrafas permite que o projeto seja apropriado às necessidades do cliente.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 3
Detalhe de projeto assinado pela Tre Adegas (foto divulgação)

QUE GOSTOSO! — Em relação à casa das pessoas: é possível elas terem uma boa adega? Qual seria um projeto básico para 12 garrafas, por exemplo?
Cukierkorn — Com certeza, ter uma adega personalizada em casa oferece mais do que um ambiente climatizado para vinhos. A adega se torna parte da decoração, é um item que chama a atenção de todos!
O projeto de uma adega climatizada envolve tanto o espaço disponibilizado para sua instalação, como também qual garrafeiro a ser utilizado, o que implica em sua capacidade de garrafas. Nosso foco é desenvolver projetos de adegas climatizadas combinando a funcionalidade eficiente ao design. Acreditamos que cada projeto é único. Por isso nos baseamos sempre em uma estrutura adequada, com um design equilibrado e uma boa capacidade de garrafas. Estes três pilares são essenciais para chegar no projeto que faz mais sentido para cada cliente.
Para a adega climatizada personalizada há a necessidade de uma preparação do ambiente que irá recebê-la, como a disponibilidade de um dreno de água, espaço para passar os dutos de cobre, entre outros. Por isso, estamos hoje desenvolvendo um novo produto – a Vision. Uma adega plug-and-play, sem a necessidade de ter essa infraestrutura para funcionamento, apenas uma tomada 220 V. Construída com a porta frontal e as laterais em vidro insulado, possibilita a visão do interior com as garrafas e iluminação indireta.
Este modelo está na fase final de construção. Por ser uma máquina plug-and-play, não exige nenhuma preparação específica como ligações de dutos de cobre, drenos etc e pode ser instalada em qualquer parte do Brasil.
Como já existem no mercado adegas climatizadas com capacidade de 12, 24, 34 garrafas fabricadas por grandes empresas, preferimos desenvolver um produto diferente, com capacidade para 80 a 120 garrafas.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 6
Adega by Tre com área total de 4 m²: c:apacidade para 664 garrafas (foto divulgação)

QUE GOSTOSO! — Quais são as tendências no setor de adegas? Seja em design, equipamentos, refrigeração etc.
Cukierkorn — Vemos que os clientes pedem cada vez mais adegas mais “leves”, com design moderno, bastante vidro, e iluminação em led, para destacar e compor o ambiente. O uso de alumínio, acrílico e matérias mais minimalistas ganham espaço, o que se torna mais harmonioso também para espaços menores.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto Divulgacao 2
Adega da Tre com 18 m² de área: capacidade para 1.140 garrafas (foto divulgação)

QUE GOSTOSO! — Como foi 2021 para a Tre Adegas e quais são as perspectivas para 2022?
Cukierkorn — O ano de 2021 foi um ano excelente, crescemos nosso portfólio, e iniciamos o projeto da Vision. Esperamos em 2022 um crescimento de 50% nos projetos e o lançamento da Vision.

QUEM É QUEM (fotos João Paulo Silveira da Mota)
Marcelo Cukierkorn
Engenheiro mecânico, possui mais de 30 anos de experiência no mercado de turismo e enoturismo, já viajou para diversos países e conheceu inúmeras adegas e vinícolas. Juntando sua paixão por vinhos, projetos, e engenharia é responsável por todo desenvolvimento das adegas e coordenação de fornecedores.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto João Paulo Silveira da Mota 2

Ciro Pacheco
Técnico em refrigeração e com mais de 35 anos de experiência em mecânica e manuseio de diferentes metais e texturas, é o responsável por identificar melhores materiais e estruturas para a construção de cada projeto. Também coordena toda a fabricação, a instalação e o funcionamento das adegas climatizadas.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto João Paulo Silveira da Mota 1

Tatiana Klinger
Formada em administração de empresas com ênfase em marketing, possui pós-graduação em economia e grande experiência no mercado de turismo. Apaixonada por vinhos e viagens, é responsável pelo marketing, design e coordenação dos projetos.

Tre Adegas surfa no crescimento da paixão pelo vinho Foto João Paulo Silveira da Mota 3

SERVIÇO:
Tre Adegas Personalizadas
Rua da Consolação 222, Cj. 1.701, São Paulo/SP
Whatsapp. (11) 94969-8858
treadegas@gmail.com
www.treadegas.com.br

Deixe uma resposta