Festival de Carne de Onça 2021 Curitiba 1 foto Gean Cavalheiro

Festival de Carne de Onça tem início em Curitiba

Servida na maioria dos bares e botecos de Curitiba, a famosa carne de onça é tradição há mais de 80 anos na capital paranaense. A receita leva carne bovina crua, servida sobre fatias de broa e coberta de cebola e cebolinha. O prato também completa cinco anos como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. Para celebrar a data, a Curitiba Honesta, portal de gastronomia que realizou as pesquisas para elevar o prato a patrimônio, promove a quinta edição do Festival de Carne de Onça. O evento começou nesta terça-feira (21) e vai até 10 de outubro. Trinta estabelecimentos da cidade servem versões do tradicional petisco ao valor fixo de R$ 19 a porção.

Festival de Carne de Onça 2021 Curitiba 2 foto divulgacao
No alto a versão do The Barbecue e, acima, a do Charles Burguer (fotos Gean Cavalheiro)

A carne de onça lembra três receitas internacionais muito conhecidas: o hackepeter alemão, o steak tartare francês e o quibe cru libanês. Porém, como é servido em Curitiba, é algo próprio da cidade. A iguaria curitibana é feita da seguinte forma: uma fatia de broa preta, coberta com carne bovina moída (normalmente patinho), cebola branca cortada fininha, cebolinha verde picada, temperada com sal, pimenta do reino e regada com bom azeite de oliva extravirgem.

No festival, cada cozinheiro traz sua versão, com temperos e ingredientes que agregam sabores, mas tem tirar a essência do prato.

“O objetivo do festival é principalmente ajudar o setor de gastronomia em sua retomada e cada vez mais fortalecer a carne de onça como nosso patrimônio cultural”, explica o editor do portal Curitiba Honesta, Sérgio Medeiros.

Festival de Carne de Onça 2021 Curitiba 4 foto divulgacao
A carne de onça da Academia das Cervejas
Festival de Carne de Onça 2021 Curitiba 3 foto divulgacao
A receita do Mavy Pub, de São José dos Pinhais

A Curitiba Honesta realiza anualmente vários festivais gastronômicos, como o Festival do Pão com Bolinho (também muito típico da cidade), Circuito do Sanduíche, Festival do Pêéffe e Circuito de Pizzas.

Para conhecer todos as receitas, os endereços e horários dos bares do Festival de Carne de Onça, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.

Deixe uma resposta