Minha experiência na cooking class das maçãs francesas

por Claudio Schapochnik

Há cerca de duas semanas participei pela primeira vez de uma cooking class (aula de cozinha, em português), onde as estrelas dos dois pratos muito bons — um doce e um salgado — eram as maçãs importadas da França. Por causa da pandemia de Covid-19, o evento foi ao vivo porém cada participante acompanhava em sua casa via internet. Eu adorei a experiência liderada pela simpática chef Giovanna Grossi, do restaurante Animus em São Paulo.

No alto uma das etapas da aula — saltear os pedaços de maçã para o prato salgado (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!) — e, acima, eu com os dois pratos concluídos: o clafoutis de maça Pink Lady, noz pecan e canela ( à esq.) e o arroz cremoso com costela bovina, maçã Red glaceada e cogumelos (foto Mirella)

A iniciativa fez parte da campanha, realizada no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, “Maçãs Francesas: Tão… Crocantes!”. Trata-se de uma promoção do Interfel, da França, entidade que reúne e representa o conjunto de profissões e atividades de todo o setor de frutas e legumes frescos, desde a produção até a distribuição — com apoio da União Europeia. A realização foi da agência francesa de comunicação Sopexa por meio da parceira brasileira Cap Amazon Tropical Marketing.

A aula online no laptop, na cozinha de casa
A chef Giovanna Grossi (foto reprodução/site)
A cesta enviada com os produtos para a cooking class: ótima organização

Todos os convidados da cooking class, eu e outros jornalistas, receberam uma caixa horas antes do início da aula. Lá estavam, muito bem organizados, embalados e identificados, todos os ingredientes porcionados das duas receitas, orientações e as receitas propriamente ditas numa versão reduzida, que foram: arroz cremoso com costela bovina, maçã Red glaceada e cogumelos e clafoutis de maça Pink Lady, noz pecan e canela.

Coloquei o laptop na mesa da cozinha de casa, e foi um corre corre pro fogão durante toda a aula, mas valeu a pena.

Os ingredientes da sobremesa
As maçãs francesas
Os ingredientes do prato principal

Bem, como tudo estava porcionado e muito bem explicado, não foi tão difícil executar as receitas. As dicas e as explicações da chef Giovanna foram muito boas.

Para mim, o que mais chamou a atenção da maçã francesa é a versatilidade e a utilização em pratos salgados. Caiu muito bem. Pretendo utilizá-las outras vezes nas futuras temporadas.

Maçã picada para a sobremesa
Deliciosos cogumelos para o prato principal

HISTÓRIA DA CHEF
A escolha do prato salgado e da sobremesa foram ótimas e estavam muito, mas muito saborosas. Acho que, modéstia a parte, consegui seguir direitinho os passos da chef Giovanna na aula. Seria legal ter a avaliação dela para o sabor, mas fica para uma próxima.

Giovanna Grossi é natural de Jaú, no interior de São Paulo, e cresceu em Maceió, a capital de Alagoas. De volta à Terra da Garoa, cursou gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e depois foi para a França. Lá estudou no icônico Instituto Paul Bocuse, próximo a Lyon, e cursou confeitaria no Instituto Alain Ducasse. Trabalhou em várias casas na Europa.

O arroz cremoso finalizado by Schapo
O clafoutis by Schapo

Ao retornar para o Brasil, ela participou do principal concurso gastronômico internacional para jovens chefs Bocuse d´Or — o Bocuse d´Or. Aos 23 anos de idade, venceu a etapa brasileira e latino-americana, no México. Em 2017 tornou-se a primeira mulher brasileira a chegar às finais mundiais, novamente em Lyon.

Única jurada feminina da competição, Giovanna comanda ainda a Academia Brasil d´Or, ONG que ela mesma criou para divulgar a cozinha brasileira e formar times de competição para o Bocuse d´Or.

Na capital paulista ela e sua prima e sous chef, Julie Guinet Grossi, fundaram o restaurante Animus, que fica no bairro de Pinheiros (Zona Oeste). Lá elas primam pelos pratos com ingredientes frescos e selvagens, cujo menu muda de acordo com as estações. Ainda não conheço, mas já fiquei animado pra conhecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s