Prost! Cunha (SP) tem ótima cervejaria alemã

Prost! Cunha (SP) tem ótima cervejaria alemã

por Claudio Schapochnik_Cunha/SP

Para beber uma excelente cerveja, vale muita coisa. No meu caso, junto com minha esposa, foi uma aventura que, no caminho, teve microclimas agindo, muita natureza e aquela incerteza como “será que esse caminho vai dar lá mesmo?” No final, compensou. Tudo para conhecer e provar a Wolkenburg Microcervejaria Artesanal, na Estância Climática de Cunha, distante cerca de 230 quilômetros de São Paulo e situada entre a Serra do Mar e o Vale do Paraíba.

Trata-se de uma microcervejaria artesanal germano-brasileira, mas mais alemã que brasileira. Por quê? O mestre-cervejeiro, Thomas Rau, é alemão da Bavária e sua esposa, Heike, é brasileira e de família alemã. Ela morava perto da Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo, um dos redutos da comunidade alemã na capital paulista. E o casal produz suas cervejas de acordo com a Lei de Pureza Alemã, publicada em 1516, que estabelece apenas cevada maltada, lúpulo e água na fabricação.

“Não adicionamos quaisquer produtos químicos, conservantes, estabilizantes ou outros, exigindo do consumidor um cuidado especial com relação à armazenagem (em local fresco e protegido do sol) e observando sempre a data de validade”, completam eles no site da cervejaria.

No alto a cerveja Wolkenburg e, acima, trecho do salão da cervejaria, dos jardins com hortênsias e da neblina da Serra do Mar (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Interior do salão com alguns bancos fora de operação

O estabelecimento dista quase três quilômetros da rodovia que liga Cunha a Paraty, já no Estado do Rio de Janeiro. Há sinalização e esqueça a internet. No caminho muitas árvores, muita umidade. Por quê? Porque você está entrando literalmente na Serra do Mar.

Ao chegar na propriedade da Wolkenburg, há um local para parar os carros e, depois de subir uma pequena escada, chega-se a um grande salão. É lá que o público conhece as cervejas e é atendido pelo casal proprietário, Thomas e Heike. Por causa da pandemia de Covid-19, o espaço foi reduzido com algumas mesas deixadas fora de serviço. Aliás são mesas coletivas, que comportam dez, 12, 14 pessoas. Igual como num biergarten alemão ou nas enormes instalações das cervejeiras na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, onde tive o prazer de ir em 1997.

Nas mesas em operação, há que deixar um espaçamento maior entre os grupos de pessoas. Quando chegamos lá, cerca de 15h, na mesa que sentamos só estavam nós mesmos. Tranquilo.

Quando chegamos ao local, Thomas havia acabado de se retirar. Por isso conversei com a simpática Heike. Pedi uma cerveja Helles, de trigo, e um brezel — típico pão trançado alemão. No cardápio há ainda salsichas e joelho de porco (eisbein), servidos com alguns molhos. Todas as cervejas são servidas em garrafas de 600 ml.

Cesto com os brezel, pão típico alemão (foto reprodução da página da cervejaria no Facebook)
Chapa com salsichas e brezel (foto reprodução da página da cervejaria no Facebook)

Quando à decoração, praticamente não há nada. Exceto por algumas cartolas azul e branco, as cores do Estado da Bavária. adesivos de quem já passou por lá e só.

Enquanto nosso pedido não chegava, fomos ao terraço. Naquele lugar dava pra ver as hortênsias floridas lindas. Um show de imagem. Que ficou mais impressionante com a abrupta virada de tempo. Estávamos na Serra do Mar e, do nada, uma neblina se formou e o clima ficou com uma temperatura, acredito, abaixo dos 20º C.

A natureza que cerca a Wolkenburg é muito bonita e, muitas vezes, com a neblina da Serra do Mar

NEBLINA
A cerveja Wolkenburg Helles, de trigo, estava deliciosa. Bem encorpada, turva e super deliciosa. De fato, o sabor é diferente de outra semelhante industrializada. O brezel chegou quentinho à mesa. Bom.

E por que o casal Thomas e Reike foram se instalar na Zona Rural de Cunha? A resposta “peguei” do site da empresa: “Além de a região dispor de água em abundância, esta apresenta uma composição química extremamente favorável à produção da nossa cerveja. A Estância Climática, como o nome revela, apresenta temperaturas estáveis e amenas durante o ano todo. A localização, o clima e a abundância e a qualidade da água foram fatores determinantes para situar a nossa Wolkenburg Microcervejaria Artesanal.”

Eu me servindo da cerveja de trigo da casa: excelente bebida

TIPOS DE CERVEJAS
Atualmente a casa produz quatro tipos de cerveja. Confira abaixo a descrição de cada uma pelos próprios fabricantes:

Wolkenburg Fit, teor alcoólico de 2,8%
“Cerveja leve, equilibrada, caracterizada pela baixa taxa de carboidratos (low carb). Rica em vitamina B, Ca e Mg, tem influência positiva sobre o sistema imunológico, digestivo e cardiovascular. Turva, tons de cobre, espuma cremosa e duradoura.”

Wolkenburg Helless, teor alcoólico de 4,8%
“cerveja de trigo, apresenta aroma frutado, boa carbonatação, balanço entre malte e lúpulo agradável, frescor acentuado lembrando banana. Turva, cor de mel, com espuma de alta formação e duração.”

Wolkenburg Landbier, teor alcoólico de 5%
“Cerveja Tipo Indian Pale Ale. 5% de teor alcoólico, uma cerveja acobreada de sabor intenso e cremoso, adição de lúpulo sem extremos, bem balanceada. Maltes caramelizados e lúpulos aromáticos.”

Wolkenburg Dunkel, teor alcoólico de 5,3%
“Cerveja escura munique, sabores maduros, intensos e firmes na boca, com bela persistência, boa presença de malte torrado e amargor bastante equilibrado. Cor de café, espuma cremosa e duradoura.”

Eu com minha esposa, Mirella

Pela aventura de ir à cervejaria e, sobretudo, pelo sabor da cerveja recomendo visitar o estabelecimento. Adorei. Ah, se você quiser dá para a bebida e levar pra casa, com um pequeno desconto. A Reike acondiciona as garrafas numa caixa. Super seguro.

Para concluir, uma informação sine qua non: por estar localizada num lugar onde a telefonia e a internet são instáveis, a cervejaria só aceita como pagamento cheque (você ainda usa isso? Rs…) e dinheiro. Por causa da pandemia, vale a pena ligar antes para saber se está aberta e o horário.

SERVIÇO:
Cervejaria Wolkenburg
Sítio Poço Grande
Rodovia Cunha-Paraty, Km 66, Cunha/SP
Tel. (12) 3111-6048
Email: cervejariawb@cervejariawb.com.br
www.cervejariawb.com.br
Facebook

Deixe uma resposta