Além de vender cafés e acessórios para preparar a bebida, o Soul Cafés e Companhias, de Blumenau (SC), leva a matéria-prima há alguns anos para que parceiros desenvolvam outros produtos à base do grão.
Segundo o barista e responsável pela torra do café no Soul, Marcelo Ricci, estas iniciativas estão alinhadas com o propósito da casa, que é ampliar a experiência com o produto. “Quando falamos do consumo na xícara, o café já é muito mais rico do que as vivências que a maioria das pessoas têm. Com diferentes métodos, grãos e torras, novos horizontes sensoriais se formam. Mas, enquanto trabalhamos na popularização dessas questões, queremos também mostrar a potência do café quando usado de formas ainda mais inesperadas pelo público”, justifica Ricci.
Para executar os produtos, “buscamos parceiros que sejam referência nas suas áreas de atuação”, enfatiza o barista. O Kaffee Likör, por exemplo, é produzido pela Schluck Licores. O primeiro licor de cold brew do Brasil foi lançado em 2019 numa colaboração entre as duas marcas e hoje já são duas variações: com cafés do Sítio Santa Rita e com conilon especial da Fazenda Venturim.

Ainda nas bebidas, numa parceria com a Schornstein, de Pomerode (SC), o Soul lançou um rótulo no estilo Porter com adição de café. No universo dos chocolates, a Happs Chocolates criou, com os cafés do Soul, uma linha de barras de chocolate, trufas e barras trufadas com café.
Mais recentemente, numa parceria com a Doux Vanille, a Soul lançou também dois pães especiais com adição de café: um de fermentação natural com chocolate e outro do tipo hambúrguer. Eles podem ser consumidos apenas com manteiga com até com preparos que levam frango ou bacon.
Para conferir e comprar todos os itens, próprios e com os parceiros da torrefadora, clique aqui.