Caxiri Amazônia serve prato de etnia do Alto Rio Negro

Localizado em Manaus, o restaurante Caxiri Amazônia fez uma parceria com o Bahserikowi (Centro de Medicina Indígena) serve a quinhapira – um caldo feito à base de água, sal e pimenta defumada onde os peixes são cozidos e que pode receber ainda tucupi como tempero. Pode ser acompanhado de biju de macaxeira, mas na versão do restaurante vem acompanhando de biju da goma da mandioca. É um prato cotidiano dos povos indígenas do Alto Rio Negro e recebe o nome no idioma local de oãmahrã, que significa comida dos deuses em português.

Com peixe ou sem peixe, a quinhapira é servida pela manhã, antes de ir ao roçado, ao meio dia e pela noite como jantar. O caldo também é oferecido aos que visitam as comunidades indígenas, na chegada e na partida de suas viagens, como gesto de proteção e acolhimento. É um elemento central da socialidade destes povos.

Inédito no menu do Caxiri Amazônia, a quinhapira é a primeira receita original indígena servida e preparada pelos próprios indígenas: na cozinha da casa, a chef Débora Shornik recebe as cozinheiras Tukano e Sateré-Mawe, da etnia tukano, do Alto Rio Negro. O prato está disponível no menu a la carte exclusivamente aos sábados. A iguaria rionegrense pode ser provado no restaurante, retirado pelo consumidor ou entregue por aplicativo.

O Caxiri Amazônia voltou a abrir o salão no final do mês passado, sob as determinações municipais de higiene e segurança, diante do contexto da pandemia de Covid-19. De 34 mesas, agora o Caxiri Amazônia trabalha com 17 mesas, respeitando os dois metros de distanciamento.

A quinhapira tem uma versão vegetariana, que leva cará. O prato, com peixe ou cará, custa R$ 25. Toda a renda com a venda é revertida para o Bahserikowi.

SERVIÇO:
Caxiri Amazônia
Rua 10 de Julho, 495, Centro, Manaus/AM
Tel. (92) 3304-8700
Whats App: (92) 98405-4769
Instagram

Deixe uma resposta