Coma “cepelinai” na Lituânia e seja feliz

por Claudio Schapochnik

No meu último dia de férias na Lituânia, terra de meus avós maternos (Esther e Henrique, já falecidos) em agosto de 2014, tive um almoço de rei num restaurante de comida típica lituana no Centro Histórico de Vilnius, a capital do país, antes de ir para o aeroporto. Na entrada fui de šaltibarščiai – sopa de beterraba com creme de leite e tomada com pedaços de batata cozida colocada num prato separado –, maravilhosa. Como prato principal, optei por uma porção de cepelinai (foto acima). Para beber, cerveja lituana. Ou seja, tudo tudo da Lituânia. O principal estava sensacional, bom pra caramba. Recomendo pra você prová-lo quando for viajar para este lindo país do Norte da Europa após passar esta pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O prato principal daquele meu almoço tem esse nome porque “lembra o formato do dirigível Zepelim”, explica o cônsul honorário da República da Lituânia nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, o empresário paulista Carlos Levenstein, em entrevista ao Que Gostoso!. As palavras cepelinas (singular) e cepelinai (plural) têm um som bastante semelhante ao da palavra alemã. A iguaria pode ainda ser chamada de didžkukuliai.

Na entrada do Teatro Nacional Lituano de Drama, na Avenida Gediminas, em Vilnius, a famosa escultura Três Musas, do escultor Stanislovas Kuzma: Drama (Calliope), Comédia (Thalia) e Tragédia (Melpomene) (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
O prato como chegou à minha mesa: os cepelinai em um “lago” de creme de leite; depois coloquei um pimenta preta em pó em cima
Rua estreita, bem típica do Centro Histórico de Vilnius

DO QUE É FEITA?
E o que é de fato esta delícia lituana? É uma “bomba calórica”, mas muito, muito saborosa! O cepelinas é um bolão de batata cozido recheado de carne, geralmente de porco, mas também pode ser de cogumelos ou queijo. O que comi era recheado com carne suína.

O cepelinas é servido coberto fartamente com creme de leite e pedacinhos de bacon fritos. Entendeu agora por que escrevi que o prato é uma “bomba calórica”?

Em relação à cepelinai que comi, percebi que a massa de batatas parece ter algum ingrediente para dar a liga, pois não se desmancha. Ficou melhor ainda quando polvilhei com a pimenta preta em pó. A carne suína do recheio estava bem temperada. Aí tudo isso comido com o creme de leite com os pedacinhos de bacon, tudo quentinho, faz desse um prato forte.

Desculpe, caro(a) leitor(a), mas não me lembro o nome do restaurante onde foi este meu almoço maravilhoso. Recordo apenas que foi perto da Catedral de Vilnius.

A Catedral de Vilnius
Eu no restaurante típico lituano, em 2014: saúde!
Jardim na varanda de um apartamento no Centro Histórico
O prato com a cerveja: ótima dupla

ONDE COMER
No entanto, o cônsul honorário Levenstein indica um restaurante para comer o cepelinai (ou didžkukuliai) e outras delícias 100% lituanas lá em Vilnius. “É o restaurante típico Bernelių Užeiga, que está no localizado praticamente na Avenida Gediminas (Gedimino Prospektas)”, diz ele, filho de um lituano e de uma brasileira, sobre uma das mais conhecidas vias da cidade.

“Nos últimos anos tenho visitado a capital da Lituânia – a simpática Vilna, segundo um querido amigo meu. Na minha opinião, a comida é parte inseparável de uma cultura e um povo e sou um curioso nesse item (com algumas exceções, como animais diferentes e alguns temperos). Vilna – ou Vilnius – tem algumas boas surpresas culinárias, como o Bernelių Užeiga.”

O cônsul honorário dá ainda outras duas dicas de pratos, também servido na dica dele. “A sopa no pão preto é um bom aspecto da cozinha local, bem como o pão temperado com alho, frito e finalizado com queijo (kepta duona su suriu) por cima”, recomenda ele. Assim como o cepeliniai (ou didžkukuliai) e a šaltibarščiai, estas duas indicações são comuns em todo o país.

Quando estiver na Lituânia, prove uma porção de cepelinai, geralmente composta por duas unidades. Você vai ficar bem satisfeito e muito, muito feliz. Super recomendo!

Geras apetitas! Skanaus! – ambos significam bom apetite na tradução para o português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s