por Claudio Schapochnik_Vilnius/LITUÂNIA
No Norte e Leste da Europa, a maravilhosa combinação de batata, beterraba e creme de leite em uma sopa é muito consumida pela população dos países destas duas regiões. Os nomes variam, e as receitas – ainda que basicamente a sopa é feita com estes três ingredientes acima citados – e as formas de comer também. Na Lituânia, recebe o nome (bem difícil para nós brasileiros) de Šaltibarščiai (foto acima). Nos países de cultura eslava, como Rússia e Ucrânia, é o borscht.
Podendo ser saboreado quente ou frio, a Šaltibarščiai é bastante nutritiva, tem “sustança” e, no meu caso, é comida de recordação – a lembrança do meu lado materno (mãe, avô e avó), de origem lituana.
Minha mãe, Eva, era filha de um casal de judeus lituanos: o vovô Henrique (Abromas, no original lituano), nascido em Panevėžys, e a vovó Ester (Esta, no original lituano), natural de Giedraičiai. Infelizmente todos já morreram.
Talvez pela dificuldade de se pronunciar o nome do prato em lituano, na nossa família adotamos o nome eslavo – borscht.

Recordo-me que minha mãe comentava que o pai dela, meu avô Henrique – de quem não me recordo; eu tinha um ano quando ele morreu –, tomava esta sopa quente ou fria com um detalhe. “A batata cozida ficava em cima de um pires ao lado do prato fundo. Depois de cada colherada da sopa, ele pegava um naco da batata e levava à boca”, contou minha mãe.
E foi exatamente dessa forma, como minha mãe descreveu, que tomei a Šaltibarščiai em 2014, em um unidade da rede Can Can Pizza, em Vilnius – onde fiquei hospedado durante a viagem àquele país. Naquele ano estava na Lituânia justamente para conhecer as cidades onde nasceram meus avós e também a minha tia Sofia – irmã de minha avó Ester, natural de Širvintos.
Ao voltar de uma destas três cidades para Vilnius, no caminho entra a estação rodoviária e o meu hotel parei numa unidade da Can Can Pizza. Creio que passava das 21 horas e estava “varado” de fome. Quando vi no cardápio a Šaltibarščiai, não tive dúvida e a pedi. Que gostooooooso! Estava demais!

Foi tudo sem pensar: tomar a Šaltibarščiai e, ainda mais, como meu avô tomava. Para beber, fui de cerveja. Não lembro quanto custou este jantar. Seguramente não foi caro. Só lembro que na época a moeda oficial do país era a litas – o euro seria adotado anos mais tarde.
Atualmente, na rede Can Can Pizza, o preço da Šaltibarščiai está a € 2,49 – quase R$ 12. Ou seja, ainda continua barato!
O prato é comum em toda a Lituânia. Tomar a Šaltibarščiai é a garantia de uma refeição saborosa, barata e de sustança. Prove-a. Altamente recomendada.
E a receita! Era famosa lá no meu avô
Muito bem lembrado.
Muito bem escrito!
Prato simples, mas o requinte seria difícil de descrever: aqui está exata!!!