por Claudio Schapochnik
Você conhece a comida da Lituânia, país do Norte da Europa e banhado pelo mar Báltico? Caso não conheça, uma boa oportunidade se aproxima – e não apenas para comer pratos típicos de lá, mas se interar de vários aspectos da cultura desta fascinante nação.
Esta é a proposta do Labas – Festival da Lituânia, cuja segunda edição vai ocorrer neste final de semana (sábado, dia 4, e domingo, dia 5 de maio) na Fundação Ema Klabin, na Zona Sul de São Paulo.


Em relação à gastronomia, olha só as gostosuras que você poderá degustar no Labas 2019: virtiniai – massa artesanal com recheio de carne ou queijo, coberto com molho branco; kugelis – torta de batata ralada com bacon; agurkai – pepino em conserva; e kopūstai su dešrelėmis – repolho cozido com linguiça (foto apenas ilustrativa no início do texto/foto www.lamaistas.lt).
Também vão estar à venda alguns produtos para você levar para casa e presentear amigos e amigas. Confira: arenque curado produzido por Ido Klieger; krupnikas, tipo de licor artesanal feito de mel, fabricado por Jorge Prokopas; conservas diversas feitas por Irene Petraitis; e bolachinhas artesanais decoradas com temas lituanos, produzidos por Aparecida de Carvalho Canassa.
TURISMO
O turismo também está entre os temas do Labas 2019. A cônsul geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe – que fala português fluente –, fará a palestra “Viaje à Lituânia e se deixe surpreender pelo inesperado”. Será nos dois dias, das 15h às 16h, com 30 vagas por evento por ordem de chegada.

“A Lituânia é um país fascinante para passar férias. Próxima às principais capitais europeias e de custo mais baixo comparado com outros países da região, a Lituânia propõe opções para todos os gostos e estilos – turismo histórico, cultural, etnográfico, de natureza, náutico, espiritual, recreativo, de diversão, medicinal ou de herança judaica”, destaca a cônsul Laura, que é mestre em política comparativa pela Universidade de Vilnius (capital do país) e diplomata de careira desde 1997.

O festival é organizado em conjunto pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo e a Comunidade Lituano–Brasileira.
Para conhecer a programação completa e o endereço da Fundação Ema Klabin, clique aqui.
Parabėns pela divulgação do evento. Me deixou com âgua na boca!
Muito interessante o festival. Diferente e original. Parabéns pela divulgação.