Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 9 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!

Choripán de cogumelo?! Merlino (SP) faz e é ótimo

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK*

Almoço vegetariano nota dez da entrada à sobremesa, com destaque para o principal: choripán ─ nome do clássico argentino pão com linguiça ─ feito com o embutido à base de cogumelo. Peraí… Linguiça 100% funghi based?! Sim, e o sanduíche estava super saboroso. Que gostooooooso!

Essa foi minha experiência, “recheada” de uma surpresa para lá de positiva, no restaurante Merlino Cozinha Autêntica, localizado na Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo.

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 4 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
No alto, o choripán com linguiça de cogumelo shimeji da Cogumelado feito no restaurante Melino e, acima, o sanduíche quando vem da cozinha (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

OS “ATORES”
A linguiça de cogumelo do choripán do Merlino é produzida pela Cogumelado, pequena empresa mineira situada em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

A marca foi fundada em 2018 por um grupo de mineiros simpáticos ─ desculpe o pleonasmo ─ e criativos, que desenvolveu uma linha de produtos 100% funghi based.

A Cogumelado optou por essa autodefinição visto que, com a chancela da ciência, o cogumelo não pertence aos chamados reinos vegetal e animal.

A linha inclui pratos prontos, todos enlatados, linguiças e hambúrgueres.

Conheci a Cogumelado em 2022 em São Paulo, numa feira de produtos alimentícios que exclui empresas que trabalham com proteína animal. Para ler meu texto sobre a empresa, clique aqui.

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 2 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
O sócio do Merlino, Evilásio Costa, com o gerente da casa, Vinicius Cavalcante, na entrada do restaurante (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

O Merlino é um restaurante com uma forte pegada italiana, cujo cardápio traz, entre outras delícias, pratos com massas frescas produzidas localmente.

Foi o que comi por lá, no caso um delicioso pappardelle acompanhado por um ótimo polpettone, num almoço familiar tempos atrás. Que gostooooooso! Para ler a resenha dessa refeição, clique aqui.

A casa fica numa esquina movimentada da Pompeia. Completa quatro anos de funcionamento no próximo mês de maio.

Merlino ─ Merlin, em italiano, o nome do bruxo ─ é ainda oi nome de uma pequena cidade na região da Lombardia, no Norte da Itália.

OS PEDIDOS DO ALMOÇO
Dividi a mesa do almoço no Merlino com o representante comercial do Cogumelado, Ricardo Szuster. Ele é paulistano, engenheiro de alimentos e possui mais de 20 anos de atuação no setor alimentício. Trabalha para a empresa desde dezembro de 2023.

Para iniciar os trabalhos, o gerente do Merlino, Vinicius Cavalcante, serviu uma salada vegetariana. Continha berinjela, folhas verdes, tomate seco, azeitonas pretas e fatias de mozzarella de búfala. Uma cesta de pão acompanhou o prato.

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 1 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
A salada que abriu o almoço (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 5 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
O gerente do Merlino, Vinicius Cavalcante, ao lado do choripán de linguiça de cogumelo shimeji (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Logo depois, o prato principal foi o sanduíche choripán. Para fechar o almoço, minha sobremesa foi um creme de papaia com cassis seguido de um expresso.

Para beber, fui de água com gás e suco de melancia.

A EXPERIÊNCIA
Sou versátil quando o tema é alimentação. Como numa boa refeições veganas, vegetarianas e com proteína animal ─ as mais presentes no meu cotidiano.

A salada estava numa ótima porção e com ingredientes que adoro. Veio com molho, delicioso. Acrescentei um belo fio de azeite de oliva. Salada show. Que gostooooooso!

Logo após chegou o choripán (R$ 50). Estrela do sanduíche, a linguiça da Cogumelado leva mais de 85% de cogumelos shimeji branco e temperos como alho e especiarias.

O choripán vem montado num pão que não é o francês. Trata-se de um pão chato, mas longe de ser uma pita, assado em forno à lenha.

Dentro desse pão havia um mix de folhas verdes e “orgânicas”, garante o Merlino na descrição do menu; cebola roxa caramelizada e molho chimichurri.

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 7 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
O choripán ao lado do suco de melancia: excelente dupla; que gostooooooso! (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 6 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
Sanduíche tem tudo para agradar até quem come carne (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

A primeira mordida, assim como as demais, revelou folhas frescas e crocantes, chimichurri delicioso, cebolas roxas caramelizadas sensacionais e uma linguiça surpreendente ─ com notas defumadas e sabor agradabilíssimo. Que gostooooooso!

Dá para sentir que a linguiça é feita com shimeji, porém, de um modo leve. É algo deliciosamente diferente. Que gostooooooso!

Até um carnívoro, como eu, me atrevo a escrever, iria gostar desse choripán do Merlino.

A sobremesa foi o tradicional creme de papaia com cassis. Ótima. Que gostooooooso!

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 8 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
O creme de papaia com cassis visto de cima (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

MENU INCLUSIVO
“O choripán de cogumelo tem tido, sim, uma boa aceitação”, diz o sócio do Merlino, Evilásio Costa, que conversou com o editor do QUE GOSTOSO! após o almoço.

“Os clientes têm gostado muito. Demonstra que acertamos em oferecer um cardápio que é inclusivo. Recebemos casais, grupo de amigos e famílias e nem todos comem carne ou queijo; então você tem de colocar opções para essas pessoas”, destaca Costa, catarinense de Laguna e radicado há mais de três décadas em São Paulo.

Choripán de cogumelo! Merlino (SP) faz e é ótimo 3 Foto Claudio Schapochnik_Que Gostoso!
Sócio do Merlino, Evilásio Costa trabalha há mais de 30 anos na restauração na cidade de São Paulo (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“Não há como abrir um restaurante sem ter uma página, pelo menos, de opções sem proteína animal no cardápio”, ressalta o sócio, que começou no setor em 1994 no Dinho´s Place ─ icônica churrascaria paulistana.

“Atualmente 20% do nosso faturamento vêm de pratos sem proteína animal”, garante Costa.

Por fim, super recomendo de um modo geral o Merlino, que também serve almoço executivo, e o choripán com linguiça de cogumelo da Cogumelado. O sanduíche é surpreendente.

*O QUE GOSTOSO! almoçou a convite do Merlino Cozinha Autêntica e do Cogumelado

SERVIÇO:
Merlino Cozinha Autêntica
Rua Coronel Melo de Oliveira, 977, Pompéia, São Paulo/SP
Tel. (11) 5555-9812
www.merlino.com.br
Instagram

Deixe uma resposta