por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Florent Prevost é francês de Toulouse e está radicado há muitos anos no Brasil. Proprietário da Douceur do Céu, que produz ótimas geleias de modo artesanal em São Paulo, Prevost ampliou a linha de produção. Agora ele fabrica, sempre de modo artesanal, antepastos e conservas e um doce típico francês. Trata-se do calisson, típico do Sul da França.
Revi o produtor após alguns anos no 1° Encontro Gastronômico com Artesãos Franceses, realizado no final do mês passado no Restaurante Tirreno, em São Paulo, pois já o conhecia de outra feira gastronômica também aqui na capital paulista.

“Agora fabrico, também artesanalmente, tomatinhos confitados, cebola caramelizada, chutney de manga e pimentão em conserva, entre outros”, disse Prevost ao QUE GOSTOSO!.
Não foi possível provar os novos produtos no evento. Caso forem feitos com o mesmo esmero que ele faz com as geleias, devem ser muito bons.

DIFERENTE E BOM DEMAIS
O grande destaque de Prevost no evento dos franceses, na minha opinião, foi o calisson.
“É um doce originário da Riviera Francesa, com o mesmo nível de refinamento de outro doce da França – o macaron”, definiu o produtor.
“O calisson é uma massa feita com amêndoas, melão cristalizado e laranja e coberto com glacê”, completou ele.
Até então jamais tinha ouvido falar nesse doce. Pedi para prová-lo, e Prevost me ofereceu apenas a massa. Não o doce completo – uma pena.

A massa é super macia, delicada e o aroma, sensacional, pendendo levemente para o cítrico da laranja. Bom pra caramba! Que gostooooooso!
De fato, um doce singular aqui no Brasil e feito, assim como as geleias e conservas, na fábrica da Douceur do Céu no bairro do Butantã, em São Paulo. É vendido em elegantes caixas de quatro e oito unidades.
Para mais informações sobre linha de produtos, preços, loja virtual e pontos de venda, clique aqui.