por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Terceira maior operadora hoteleira do País, com 75 unidades em operação hoje, a Atrio Hotel Management dá cada vez mais atenção ao negócio de Alimentos e Bebidas no segmento – conhecido na indústria da hospedagem pela sigla A&B. A Atrio, que celebrou 35 anos de fundação em julho passado, terá uma pessoa para cuidar de todo este setor da rede.
“O A&B representa 25% do negócio na Atrio, um índice formidável”, revelou o vice-presidente de Operações da operadora, Paulo Mélega, durante coletiva de imprensa realizada hoje em São Paulo. Também participaram do encontro com jornalistas o CEO, Beto Caputo, e o vice-presidente de Marketing e Vendas, César Nunes.
“Diante deste quadro, de 25% vindo da área de A&B, estou buscando uma pessoa fora da hotelaria, que vai cuidar do setor de um modo corporativo. Queremos alguém que conheça a fundo e domine o conhecimento da administração e do negócio de restaurantes e bares”, disse Mélega.
“A alimentação é um dos itens, dentro dos nossos hotéis, com as notas mais elevadas em termos da experiência dos hóspedes, então cada vez mais estamos aprimorando nossos serviços no setor”, destacou o vice-presidente de Operações.
De todos os restaurantes e bares em funcionamento nos atuais 75 hotéis geridos pela Atrio – um número seguramente alto, ainda que não mencionado pelos executivos –, “três são terceirizados”, revelou Caputo.
COMBATENDO PARADIGMAS
O CEO da Atrio afirmou que a operadora combate os paradigmas da gastronomia no ambiente hoteleiro.
“Não acreditamos que restaurante de hotel é só para os hóspedes e que é caro”, enfatizou Caputo. “Ou ainda que hotéis econômicos não possam oferecer pratos mais elaborados.
Exemplos: temos pizzarias em unidades da marca Ibis, da rede francesa Accor, onde a pessoa (hóspede ou não) pode saborear uma excelente pizza estilo napolitana assada em forno à lenha; e temos unidades da marca QCeviche!, de culinária peruana, onde a pessoa encontra deliciosos ceviches, entre outros pratos típicos daquele país.”
“Cada restaurante, inclusive, tem as próprias páginas nas redes sociais e faz a divulgação da cozinha e de promoções”, acrescentou Nunes.
PRODUTORES REGIONAIS E CONTRA O DESPERDÍCIO
Mélega falou ainda que a Atria tem como política valorizar os produtores de alimentos e bebidas regionais.
“Por exemplo, as cervejarias artesanais brasileiras têm excelentes cervejas e temos estes rótulos nas nossas unidades. Prestigiamos os produtos regionais.”
Em relação a pessoas com determinados tipos de dietas, como a vegana e sem glúten, no café da manhã, por exemplo, há produtos específicos, explicou o vice-presidente de Operações.
“E trabalhamos muito para evitar, cada vez mais, o desperdício de alimentos, aproveitando integralmente sempre que possível”, completou ele.
DOBRAR DE TAMANHO ATÉ 2027
Entre os planos da Atrio, o de expansão prevê duplicar o tamanho da operação ao final de cinco anos – passando dos atuais 75 para 150 em 2027.
Hoje, por exemplo, o Ibis Styles Manaus, o caçula da Atrio, começou a operar. “Pretendemos encerrar 2023 com 81 a 85 hotéis em funcionamento”, estimou Caputo.
Um dos novos projetos, em construção, é o Ibis Budget Guarulhos, próximo dos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo. “O investimento é de R$ 70,9 milhões, e o empreendimento terá 270 apartamentos”, disse Caputo.
Atualmente a Atrio é a maior franqueada da Accor no País. Trabalha com as marcas Ibis Budget, Ibis, Ibis Styles, Mercure e Novotel. Para mais informações, clique aqui.