por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
No bairro mais cool de São Paulo, o Bom Retiro, localizado na região central, abundam restaurantes coreanos. O Jong Ga, na rua Prates-Coreia, talvez seja o único da cidade que trabalha no sistema bufê — à vontade e por um preço único — apenas no almoço. Há mais de 30 opções de pratos típicos e saborosos. Ideal para os fãs desta gastronomia que apreciam um almoço farto na quantidade e variedade. A seleção de opções é válida ainda para quem quer conhecer esta excelente comida.
Conheci o Jong Ga graças ao sul-coreano radicado no Brasil há mais de 35 anos, jornalista e chef de cozinha, João Son. Entre as inúmeras atividades que faz com a tema da comida de seu país no Brasil, sobretudo em São Paulo, ele é autor de Hansik, 50 receitas da Culinária Coreana reveladas por João Son. Trata-se da primeira publicação escrita em português com receitas coreanas. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

Meu almoço de estreia no Jong Ga, então, foi em novembro passado com o João Son — e a convite dele — e uma amiga sua, a chef Lili Aguiar.
Almoçar com um chef sul-coreano e que domina o idioma coreano num restaurante típico do país dele fez TODA a diferença. As explicações e as traduções dele durante a refeição foram muito bacanas.
Voltei ao Jong Ga na semana passada, na sexta (dia 30/12), dessa vez sozinho. Entrei por volta do meio-dia e já havia algumas pessoas almoçando.
O almoço, estilo bufê e à vontade, estava R$ 60 por pessoa. O valor é justo pelo que a casa oferece. Para beber, tomei uma água (R$ 5).

NEGATIVO: FALTAM NOMES DOS PRATOS E DO QUE SÃO FEITOS
Fui atendido pelo simpático garçom brasileiro Claudio.
Em relação ao extenso bufê, ao me servir, lembrei de alguns nomes de pratos e do que são feitos graças às explicações do João Son. E os que não sabia ou não me recordava?
Pedia ajuda ao Claudio. No entanto, ele soube explicar o que era de algumas sugestões que apontei. Fez com a maior boa vontade do mundo, mas não é “culpa” dele não saber informar todo o bufê aos clientes.

Aos donos do Jong Ga, como uma dica: coloquem, de alguma forma, plaquinhas com o nome dos pratos e do que são feitos em letras latinas, ou seja, uma transliteração do coreano. Ou colocar a foto de todas as opções na parede com essas duas informações.
Assim seria o correto. Pode-se perguntar ao Claudio ou aos donos o que é? Sim, pode. Mas não é por aí. O cliente precisa ficar a vontade, independente e não “na sombra”: pensar que pegou tal coisa que ele acha que é e não é.
POSITIVO: COMIDA BASTANTE SABOROSA E BUFÊ VARIADO
Eu já virei fã do Jong Ga. As opções são bastante variadas e têm sabor. É comida de verdade coreana.
Contei mais de 30 opções. Por exemplo, nesse universo há, nas proteínas de origem animal, carne bovina, suína, de frango e de peixe e ovos de galinha. Há bastante vegetais, em preparações picantes ou não, como pepino e acelga; sopas; doces, como o amendoim; agridoces, como uma ameixa apimentada; e, claro, o arroz (bap, em coreano), praticamente sem sal e “bem juntinho”.
Portanto, um bufê democrático, que agrada carnívoros, vegetarianos e veganos. Sim, para quem segue a dieta vegana o Jong Ga também dá para comer — e muito bem.

Visualmente os pratos, separados nos nichos em três bufês de metal, agradam e instigam a prová-los.
Como em qualquer bufê que se come à vontade, desperdícios devem ser evitados e, se ocorridos, têm de ser punidos financeiramente pela casa junto ao cliente.

MINHA EXPERIÊNCIA
Meu almoço foi o melhor possível, e “matei” a vontade de comer comida coreana, uma das que mais aprecio.
A cada ida ao bufê, pegava uma tigelinha com o arroz. Quente, bem cozido e sem qualquer tempero. Crucial. Que gostooooooso!
Adorei demais a ameixa temperada (mesilmuchim). A fruta pequena e doce combina bem com o tempero picante. Virou um dos meus preferidos. Que gostooooooso!

Entre os tipos de kimchi (vegetal fermentado e picante, talvez o prato coreano mais conhecido fora da Península Coreana), havia de acelga, o mais tradicional, de pepino e de folhas de rabanete (altari kimchi). Os dois primeiros estavam bons, mas suaves em termos de picância. Que gostooooooso! O terceiro deixei para uma próxima vez.
Também me servi de outro prato bastante famoso mundo afora: a carne grelhada (bulgogi) suína e bovina. Super bem temperadas. Cruciais. Que gostooooooso!


Ainda nas proteínas animais, provei a carne de porco empanada (tangsuyuk). Era lombo e havia os molhos agridoce e barbecue. Preferi o primeiro. Adorei. Que gostooooooso!
O bolinho de arroz ao molho picante (teokbokki), apresentado na forma de rolinho, estava muito bom. Atenção para o molho… Que gostooooooso!
Comi e repeti, com prazer, a pimenta fermentada ao molho picante (gochujang-achi). Pimenta com pimenta. Bem boa. Que gostooooooso!


Provei ainda a pasta de soja com pasta de pimenta (samjang), que se come passando na folha de alface romana, bem lavada. Junto, se come pimenta verde (gochi). Achei o samjang salgado, e a pimenta verde completamente sem ardência.

Ah, outro tipo de kimchi que comi — já o tinha provado na primeira vez no restaurante —, foi o de folha de perrilla (kennipji). Vegetal com fibra resistente e sabor refrescante. Surpreendente. Vale a pena. Que gostooooooso!

Dois outros pratos estavam ótimos: o macarrão de batata doce (japchae), que comi na primeira vez no bufê coreano, e a berinjela cozida e temperada (gajimuchim). O primeiro é bem leve e o segundo, maravilhoso, derrete na boca com um tempero ótimo. Que gostooooooso!
PARA A PRÓXIMA
Sim, ainda faltam provar diversos pratos do bufê.
Numa outra vez pretendo conhecer a manjubinha desidratada refogada com açúcar (myeolchibokkum), o amendoim caramelizado (tangkong) e a galinha com arroz glutinoso (samgyetang).



Todos os nomes coreanos das comidas e as explicações das mesmas foram passados, a meu pedido, pelo João Son. Obrigado.

Absolutamente recomendo o Jong Ga. Simples assim.
SERVIÇO:
Restaurante Jong Ga
Rua Prates-Coreia, 615, Bom Retiro, São Paulo/SP
Tel. (11) 3315-9727
Horário: segunda a sábado, 11h às 14h
Instagram
Fiquei morrendo de vontade de provar, tudo que você deliciosamente descreve.
Sou fã das séries coreanas e não há um episódio em que não apareça uma refeição para aguçar minha curiosidade, fico apenas receosa quanto às pimentas, que não sou fã.
Não entendi o endereço Prates-Coreia?
Estarei lá para experimentar as delícias coreanas…
Adoro esse restaurante.
A asinha de frango frito é o melhor.
O pé de porco também é uma delícia.
Fiquei com fome e inveja😂😂😂 Quando tiver oportunidade irei. Parabéns por nós divulgar essa gostosura. Amo a Coreia.🇰🇷💓🇧🇷
Sou fã dos coreanos, já que adoro os doramas e sigo o canal de três jovens coreanos Rico, Reco e Cobrano! Tenho mt vontade de saborear pratos coreanos!
Estive h (28/01/23)j com minha filha, neto e genro.. Gostei muito dos pratos, para mim se tivessem identificação seria ótimo. Agora o que me cativou mesmo foi a delicadeza e Préstimo no atendimento da senhorinha, não sei o nome dela, como meu neto (8anos) não come de nada dos pratos, ela fez batata frita deliciosa p ele. Conquistou meu coração….. Porisso recomendarei sempre esse restaurante. Parabéns a todos do Jong Ga….nota 10…
A paixão começou com Rei Eterno( Lee Mi Hoo) aí tudo mudou kkkkkkkk passei a seguir muitos Coreanos e a aprender essa cultura que me fascina. Vou conhecer em breve e matar a vontade dessas comidas.