Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

No bairro mais cool de São Paulo, o Bom Retiro, localizado na região central, abundam restaurantes coreanos. O Jong Ga, na rua Prates-Coreia, talvez seja o único da cidade que trabalha no sistema bufê — à vontade e por um preço único — apenas no almoço. Há mais de 30 opções de pratos típicos e saborosos. Ideal para os fãs desta gastronomia que apreciam um almoço farto na quantidade e variedade. A seleção de opções é válida ainda para quem quer conhecer esta excelente comida.

Conheci o Jong Ga graças ao sul-coreano radicado no Brasil há mais de 35 anos, jornalista e chef de cozinha, João Son. Entre as inúmeras atividades que faz com a tema da comida de seu país no Brasil, sobretudo em São Paulo, ele é autor de Hansik, 50 receitas da Culinária Coreana reveladas por João Son. Trata-se da primeira publicação escrita em português com receitas coreanas. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
No alto, o bufê coreano do Jong Ga e, acima, a entrada do restaurante no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Meu almoço de estreia no Jong Ga, então, foi em novembro passado com o João Son — e a convite dele — e uma amiga sua, a chef Lili Aguiar.

Almoçar com um chef sul-coreano e que domina o idioma coreano num restaurante típico do país dele fez TODA a diferença. As explicações e as traduções dele durante a refeição foram muito bacanas.

Voltei ao Jong Ga na semana passada, na sexta (dia 30/12), dessa vez sozinho. Entrei por volta do meio-dia e já havia algumas pessoas almoçando.

O almoço, estilo bufê e à vontade, estava R$ 60 por pessoa. O valor é justo pelo que a casa oferece. Para beber, tomei uma água (R$ 5).

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 12
Os bulgogis no bufê coreano: no alto o de carne bovina e o de carne suína

NEGATIVO: FALTAM NOMES DOS PRATOS E DO QUE SÃO FEITOS
Fui atendido pelo simpático garçom brasileiro Claudio.

Em relação ao extenso bufê, ao me servir, lembrei de alguns nomes de pratos e do que são feitos graças às explicações do João Son. E os que não sabia ou não me recordava?

Pedia ajuda ao Claudio. No entanto, ele soube explicar o que era de algumas sugestões que apontei. Fez com a maior boa vontade do mundo, mas não é “culpa” dele não saber informar todo o bufê aos clientes.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
Tofu com cebolinha: bom

Aos donos do Jong Ga, como uma dica: coloquem, de alguma forma, plaquinhas com o nome dos pratos e do que são feitos em letras latinas, ou seja, uma transliteração do coreano. Ou colocar a foto de todas as opções na parede com essas duas informações.

Assim seria o correto. Pode-se perguntar ao Claudio ou aos donos o que é? Sim, pode. Mas não é por aí. O cliente precisa ficar a vontade, independente e não “na sombra”: pensar que pegou tal coisa que ele acha que é e não é.

POSITIVO: COMIDA BASTANTE SABOROSA E BUFÊ VARIADO
Eu já virei fã do Jong Ga. As opções são bastante variadas e têm sabor. É comida de verdade coreana.

Contei mais de 30 opções. Por exemplo, nesse universo há, nas proteínas de origem animal, carne bovina, suína, de frango e de peixe e ovos de galinha. Há bastante vegetais, em preparações picantes ou não, como pepino e acelga; sopas; doces, como o amendoim; agridoces, como uma ameixa apimentada; e, claro, o arroz (bap, em coreano), praticamente sem sal e “bem juntinho”.

Portanto, um bufê democrático, que agrada carnívoros, vegetarianos e veganos. Sim, para quem segue a dieta vegana o Jong Ga também dá para comer — e muito bem.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Kimchi de pepino com cebolinha

Visualmente os pratos, separados nos nichos em três bufês de metal, agradam e instigam a prová-los.

Como em qualquer bufê que se come à vontade, desperdícios devem ser evitados e, se ocorridos, têm de ser punidos financeiramente pela casa junto ao cliente.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 16
Meu prato no almoço

MINHA EXPERIÊNCIA
Meu almoço foi o melhor possível, e “matei” a vontade de comer comida coreana, uma das que mais aprecio.

A cada ida ao bufê, pegava uma tigelinha com o arroz. Quente, bem cozido e sem qualquer tempero. Crucial. Que gostooooooso!

Adorei demais a ameixa temperada (mesilmuchim). A fruta pequena e doce combina bem com o tempero picante. Virou um dos meus preferidos. Que gostooooooso!

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 17
Ameixa temperada: sabor ímpar do bufê coreano

Entre os tipos de kimchi (vegetal fermentado e picante, talvez o prato coreano mais conhecido fora da Península Coreana), havia de acelga, o mais tradicional, de pepino e de folhas de rabanete (altari kimchi). Os dois primeiros estavam bons, mas suaves em termos de picância. Que gostooooooso! O terceiro deixei para uma próxima vez.

Também me servi de outro prato bastante famoso mundo afora: a carne grelhada (bulgogi) suína e bovina. Super bem temperadas. Cruciais. Que gostooooooso!

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
Kimchi de folhas de beterraba
Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 14
Carne de porco empanada com molhos agridoce e barbecue

Ainda nas proteínas animais, provei a carne de porco empanada (tangsuyuk). Era lombo e havia os molhos agridoce e barbecue. Preferi o primeiro. Adorei. Que gostooooooso!

O bolinho de arroz ao molho picante (teokbokki), apresentado na forma de rolinho, estava muito bom. Atenção para o molho… Que gostooooooso!

Comi e repeti, com prazer, a pimenta fermentada ao molho picante (gochujang-achi). Pimenta com pimenta. Bem boa. Que gostooooooso!

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 13
Rolinhos de arroz com molho picante
Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
“A pimenta com pimenta”: delícia

Provei ainda a pasta de soja com pasta de pimenta (samjang), que se come passando na folha de alface romana, bem lavada. Junto, se come pimenta verde (gochi). Achei o samjang salgado, e a pimenta verde completamente sem ardência.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
Alface romana, pimenta verde e pasta de soja e pimenta

Ah, outro tipo de kimchi que comi — já o tinha provado na primeira vez no restaurante —, foi o de folha de perrilla (kennipji). Vegetal com fibra resistente e sabor refrescante. Surpreendente. Vale a pena. Que gostooooooso!

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 18
As folhas de perrilla: refrescantes

Dois outros pratos estavam ótimos: o macarrão de batata doce (japchae), que comi na primeira vez no bufê coreano, e a berinjela cozida e temperada (gajimuchim). O primeiro é bem leve e o segundo, maravilhoso, derrete na boca com um tempero ótimo. Que gostooooooso!

PARA A PRÓXIMA
Sim, ainda faltam provar diversos pratos do bufê.

Numa outra vez pretendo conhecer a manjubinha desidratada refogada com açúcar (myeolchibokkum), o amendoim caramelizado (tangkong) e a galinha com arroz glutinoso (samgyetang).

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 11
A galinha com arroz glutinoso: interessante
Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 9
A manjubinha
Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 10
O amendoim doce no bufê coreano

Todos os nomes coreanos das comidas e as explicações das mesmas foram passados, a meu pedido, pelo João Son. Obrigado.

Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 20
Comprovante de pagamento do meu almoço

Absolutamente recomendo o Jong Ga. Simples assim.

SERVIÇO:
Restaurante Jong Ga
Rua Prates-Coreia, 615, Bom Retiro, São Paulo/SP
Tel. (11) 3315-9727
Horário: segunda a sábado, 11h às 14h
Instagram

7 comentários sobre “Bufê coreano do Jong Ga (SP) agrada bastante

  1. Fiquei morrendo de vontade de provar, tudo que você deliciosamente descreve.
    Sou fã das séries coreanas e não há um episódio em que não apareça uma refeição para aguçar minha curiosidade, fico apenas receosa quanto às pimentas, que não sou fã.
    Não entendi o endereço Prates-Coreia?

  2. Fiquei com fome e inveja😂😂😂 Quando tiver oportunidade irei. Parabéns por nós divulgar essa gostosura. Amo a Coreia.🇰🇷💓🇧🇷

  3. Sou fã dos coreanos, já que adoro os doramas e sigo o canal de três jovens coreanos Rico, Reco e Cobrano! Tenho mt vontade de saborear pratos coreanos!

  4. Estive h (28/01/23)j com minha filha, neto e genro.. Gostei muito dos pratos, para mim se tivessem identificação seria ótimo. Agora o que me cativou mesmo foi a delicadeza e Préstimo no atendimento da senhorinha, não sei o nome dela, como meu neto (8anos) não come de nada dos pratos, ela fez batata frita deliciosa p ele. Conquistou meu coração….. Porisso recomendarei sempre esse restaurante. Parabéns a todos do Jong Ga….nota 10…

  5. A paixão começou com Rei Eterno( Lee Mi Hoo) aí tudo mudou kkkkkkkk passei a seguir muitos Coreanos e a aprender essa cultura que me fascina. Vou conhecer em breve e matar a vontade dessas comidas.

Deixe uma resposta