A Vinícola Góes, em São Roque (SP), lançou mais um varietal com uvas cultivadas em vinhedos próprios. É o Tempos de Góes Reserva Tannat 2021.
O Tempos de Góes Reserva Tannat 2021 é um vinho fino tinto seco, elaborado com uvas 100% da variedade Tannat, cultivadas em solo paulista.
“De coloração rubi intensa, o vinho é límpido e brilhante, com aromas de frutas vermelhas e negras além de um toque de especiarias que se confirma no paladar de boa estrutura. Os taninos firmes e maduros fazem dele uma boa combinação para as carnes vermelhas na grelha e também para massas com molhos intensos e condimentados. A temperatura ideal para servir é entre 16 e 18 graus”, assegura a vinícola por meio de um comunicado.

A linha Tempos de Góes é encontrada em garrafas de 750 ml e inclui dez varietais e um corte, além de dois varietais embalados em Bag in Box, com três litros cada. Os vinhos podem ser comprados na loja da sede da Vinícola em São Roque, na loja virtual e nos principais distribuidores.
PESQUISA
A Tannat é uma uva vinífera originária da França, da região do País Basco, que foi trazida para a América do Sul por imigrantes que se estabeleceram no Uruguai. A adaptação da variedade ao país vizinho foi tão grande que ela se tornou a uva símbolo de lá. No Brasil a casta atravessou a fronteira para a Campanha Gaúcha apenas em meados do século passado e neste século ganhou espaços de cultivo fora do Rio Grande do Sul.
“No campo de pesquisas de variedades da Góes, nos vinhedos de São Roque, a Tannat é cultivada desde 2017. Fizemos testes por três anos até chegarmos ao equilíbrio ideal para colocarmos o vinho no mercado”, explica o enólogo Fábio Góes por meio de um comunicado.
“Os testes são necessários pois essa casta é naturalmente carregada da taninos (daí o nome Tannat) cuja maturação completa é muito importante para que o vinho seja agradável ao paladar”, finaliza Góes.