por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Pierogi, um dos pratos típicos mais conhecidos da Polônia, pode ser saboreado aqui em São Paulo. Já comi essa massa — um “raviolão” —, sendo o recheado de batata cozida o mais consumido, em terras polonesas e, posso assegurar, se não é igual, é muito semelhante. Os responsáveis são os poloneses e descendentes da Ítalo-Polonesa, de Holambra, no interior paulista, montada na Feira Cultural Leste Europeia, na capital paulista.



Conheci a barraca na edição de novembro do evento — a feira é realizada uma vez por mês, sempre aos domingos, com entrada grátis. Estava com o meu amigo Gilson Suckeveris, frequentador assíduo.
Gostei da barraca dos poloneses por explicar, em cartazes grandes, os nomes das comidas acompanhada de uma foto e/ou de uma explicação em português. Foram os casos da zapiekanka e kremówka.


A EXPERIÊNCIA
Quando fui à barraca da Ítalo-Polonesa, quase pedi uma kremówka (R$ 20, cada). Trata-se de um doce criado pelos poloneses com uma generosa camada de creme entre duas massas folheadas extremamente apetitoso visualmente.
Foi talvez o doce polonês mais adorado por Karol Wojtyla (1920-2005), futuro papa João Paulo 2°, que iniciou o papado em 1978. No cartaz, estava escrito que ele adorava comê-lo nas padarias de sua cidade natal, Wadovice.

Mas, em relação ao pedido, pedi uma porção do pierogi (R$ 36, com cinco unidades), recheado de batata cozida e coberto com creme de leite e pedaços de bacon. Não me arrependi.
Demorou uns dez minutos para ficar pronto e ser entregue. Quem me entregou foi uma senhora nascida na Polônia e que vive no Brasil. Fala muito bem o português.


O pierogi estava quente, com todos as cinco unidades íntegras, e com a massa e o recheio deliciosos. A camada de creme de leite e os pedacinhos de bacon eram generosos e deixaram a refeição ainda mais saborosa. Muito bom. Que gostooooooso!
Super recomendo.

COMO CHEGAR
Pegue a Linha 2 Verde e desça na estação Vila Prudente. Faça a conexão gratuita com o monotrilho, desça na estação seguinte, Oratório, e ande cerca de um quilômetro. A feira é montada dentro do Parque Ecológico Professora Lydia Natalizio Diogo.
SERVIÇO:
Feira Cultural Leste Europeia
Rua Aracati Mirim, Vila Prudente, São Paulo/SP
Próxima data: 11 de dezembro, domingo
Horário: 10h às 17h
www.amoviza.org.br
Instagram
Ítalo-Polonesa Produtos Artesanais
Whatsapp: (19) 97122-9114
E-mail: italopolonesa@gmail.com
Instagram