por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Matmata/TUNÍSIA
Antes de ir à Tunísia só conhecia dois pratos da saborosa culinária local: chakchouka (ou shakshuka) e a harissa. O primeiro é um prato onde os ovos são parcialmente cozidos (gema mole é obrigatório) em um molho com tomate, pimentão e pimenta e coberturas variadas; comi pela primeira vez em Tel Aviv, em Israel, e foi paixão imediata; e o segundo é uma pasta de pimenta vermelha ardida, que comprei em São Paulo anos atrás, ótima.
Na viagem ao maravilhoso país do Norte da África, o brick, uma espécie de pastel, e a salada tunisiana, com tomate, pepino e cebola picadas, ovo cozido, atum e azeitonas, entraram na minha lista de pratos tunisianos sensacionais.



Para mim o brick foi o destaque do almoço no Hotel Les Berberes, na cidade de Matmata, já no deserto e a mais de 400 quilômetros ao Sul da capital, Túnis.
A cidade fica numa região de população de origem bérbere e com muitas casas trogloditas, ou seja, habitações escavadas nos morros e com um pátio interno.
O hotel onde almocei, junto com o grupo de agentes de viagens brasileiros do qual fazia parte, foi construído de forma troglodita. O restaurante, com mesas coletivas, tinha o teto curvo.



O MENU
O almoço, previamente encomendado, pois o grupo somava 50 pessoas, tinha o seguinte cardápio: salada tunisiana e brick de entrada; frango, tomate e batata cozidos, de principal; e pêssegos, como sobremesa. Bebidas pagas à parte.
Menos é mais. Na minha opinião, o almoço foi bastante saboroso, bem caseiro, super honesto. Nota mil.

OS SABORES
O brick é um pastel de massa finíssima, super delicada. Que gostooooooso! O recheio depende de quem o faz, mas reparei que ovo, batata e temperos são meio que um coringa. No hotel, a entrada tinha esses três ingredientes. Chegou quentinho e bem frito. Que gostooooooso!
A salada tunisiana estava ótima também, mas veio sem ovo cozido. Tudo bem. Que gostooooooso!


Depois chegou o principal: travessa com peças de frango com batata e tomate, tudo cozidinho e bem temperado. Comfort food total. Que gostooooooso!


Para fechar, comi alguns pêssegos doces como mel. Que gostooooso!

O serviço foi bem atencioso, vale destacar.
Lugar super simples, comida incrível e de verdade e refeição inesquecível. Já estou com saudades.
Ah! Numa parada para ir ao banheiro numa lanchonete, a agente de viagens Adriana Vercesi, da Travel Me Viagens (Jacareí/SP), comprou um doce muito bom e me oferece para prová-lo. É o chifre de gazela. Uma massa recheada de alguns tipos de amêndoas. Um doce muito, muito bom. Também o recomendo.



SERVIÇO:
Flot Viagens
Lufthansa
Turismo da Tunísia
O QUE GOSTOSO! viajou a convite da Flot Viagens, voando Lufthansa e com apoio do Ministério do Turismo e Artesanato da Tunísia, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia e da Gold Experiences, receptivo da operadora brasileira naquele país
Sensacional caro Schapo!
Nosso almoço “berbere” foi inesquecível e deixou saudades salivares!😂