Original Buenos Aires faz legítimas empanadas porteñas Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3

Original Buenos Aires faz ótimas empanadas porteñas

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Quem aprecia empanada caseira e mora em São Paulo têm motivos para ficar feliz. Há poucos dias começou a funcionar a Original Buenos Aires — Empanadas Artesanais Argentinas, que atua apenas para entrega. Há cinco sabores, todos produzidos artesanalmente numa cozinha em Higienópolis, na região central da capital paulista. O investimento é do trio sul-americano de sócios: o argentino Gabriel Azubel, responsável pelas receitas; o brasileiro Moritz Landshoff, que comercializa lácteos uruguaios e argentinos há 40 anos no Brasil; e o uruguaio Manolo Dulman, consultor de negócios.

Os sabores iniciais, que devem ganhar novas opções mais à frente, são: carne picante (carne bovina, pimentão, ovo e temperos), carne suave (carne bovina, pimentão, ovo, batata e temperos), pollo (peito de frango desfiado, pimentão, pedaços de ovo cozido e temperos), jamón y queso (presunto e queijo) e verdura (escarola, queijo, bacon e molho bechamel). Cada uma custa R$ 8,90 e há cobrança de taxa de entrega, que varia dependendo do bairro da cidade.

Original Buenos Aires faz legítimas empanadas porteñas Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
No alto as deliciosas empanadas da Original Buenos Aires e, acima, os três sócios da empresa: Azubel, Landshoff e Dulman (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“Na Argentina a empanada vai além da gastronomia: é uma cultura, é apaixonante e esse salgado assado agrega pessoas ao seu redor, de preferência com um bom vinho malbec”, define Azubel, natural de Mar del Plata — cidade à beira do Atlântico e distante pouco mais de 400 quilômetros ao Sul de Buenos Aires.

Ele teve a ideia de empreender com os sócios no ramo alimentício, especificamente com a empanada, porque teve um histórico feliz quando vivia em Buenos Aires. “Fazia o salgado em casa e nas festas. Familiares e amigos começaram a encomendar e aí resolvi ir por esse caminho aqui no Brasil”, lembra.

Original Buenos Aires faz legítimas empanadas porteñas Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Na estreia, a empresa traz cinco sabores no portfólio: carne picante, carne suave, pollo, jamón y queso e verdura

SEM INVENCIONICES
No projeto, Landshoff assegura: “fazemos empanadas sem invencionices e modismos brasileiros e com a originalidade porteña — gentílico da Cidade Autônoma de Buenos Aires, nome oficial da capital argentina — mais próxima possível”.

O molho de chimichurri não é oferecido, nem o de pimenta. “Ao contrário do que já vi por aqui, na Argentina não se coloca chimichurri na empanada; este é pra comer com carne e choripán (pão com linguiça)”, enfatiza Azubel, tudo em nome, mais uma vez, de oferecer uma experiência autêntica de comer o salgado argentino.

SÓ ENTREGA
No início os sócios dizem que o projeto não contempla uma loja com mesas. “O custo hoje é bastante alto”, justifica Dulman.

“O plano da Original Buenos Aires também contempla vender as empanadas congeladas em mercados”, completa Dulman.

Original Buenos Aires faz legítimas empanadas porteñas Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
Os três sócios unidos pela autenticidade da receita porteña das empanadas

EMPANADA É BEM SABOROSA
Provei quatro dos cinco sabores da iniciais da Original Buenos Aires e, de um modo geral, adorei. Por quê? Porque acredito que Azubel segue, de fato, a receita das produzidas na capital argentina, não têm espaço “para o vento”, ou seja, são bem recheadas e têm um tempero muito, mas muito bom.

Nas provas a massa estava leve. Externamente, a superfície tinha áreas escuras que muita gente, equivocadamente, diria que passou do ponto e ficou “queimada”. Nada disso. Faz parte do modo argentino de assar as empanadas. Que gostooooooso!

Em relação aos sabores, provei primeiro as com carnes — carne picante e carne suave, ambas com carne bovina e, respectivamente, picada na ponta da faca e moída; e de frango.

Quanto ao sabor, as duas de carne estavam bem temperadas, mas minha preferência foi para a picante. Que gostooooooso! Esta tinha ainda pimentão, pedaços de ovo cozido, pimenta calabresa, cominho e orégano. A suave, como o nome diz, é bem leve mesmo. Leva também pimentão, pedaços de ovo cozido, batata e temperos.

Sobre a empanada de pollo (frango, em espanhol), gostei. Estava bem suave. Leva além da proteína animal pimentão, pedaços de ovo cozido, pimentão e temperos.

Original Buenos Aires faz legítimas empanadas porteñas Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
Interior da empanada de verdura: esta e a de carne picante são as minhas preferidas

Para concluir, já que não provei (ainda) a de jamón y queso (presunto e queijo), a de verdura estava simplesmente sensacional. Adoro os quatro ingredientes (escarola, queijo, bacon e molho bechamel) que, juntos, formaram um recheio extremamente saboroso e caldoso. Que gostooooooso!

Super recomendo as empanadas da Original Buenos Aires. Boas PRACA!

SERVIÇO:
Original Buenos Aires
Whatsapp: (11) 96574-0818
Instagram

2 comentários sobre “Original Buenos Aires faz ótimas empanadas porteñas

Deixe uma resposta