Garibaldi investe R$ 5,8 mi no Complexo Enoturístico

Garibaldi investe R$ 5,8 mi no Complexo Enoturístico

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi (RS), está investindo R$ 5,8 milhões na requalificação do Complexo Enoturístico. A proposta envolve, inicialmente, a revitalização física do espaço. A área atual dispõe de 1,2 mil m² e passará a contar com 4 mil m² “para oferecer uma experiência completa e exclusiva de enoturismo”, assegura a cooperativa por meio de um comunicado. O projeto tem a assinatura da arquiteta Vanja Hertcert.

Com o projeto de requalificação do Complexo Enoturístico, a cooperativa espera aumentar ainda mais o ticket médio. Em 2021, o valor ficou na casa dos R$ 104 por visitante.

A estrutura terá novas salas de atendimento aos turistas e apreciação dos roteiros de degustação oferecidos pela casa. Áreas de convivência integrarão o espaço, tornando a permanência no complexo mais acolhedora.

Garibaldi investe R$ 5,8 mi no Complexo Enoturístico
No alto como ficará a fachada do novo Complexo Enoturístico e, acima, uma das futuras salas (imagens divulgação)

“Quem visitar as novas instalações — a partir do segundo semestre desse ano, quando o trabalho deve ser finalizado — encontrará um espaço planejado, em cada detalhe, para permitir uma verdadeira imersão cultural temática, a começar pela valorização da história de mais de 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Mostrando como passado, presente e futuro podem — e devem — coexistir com harmonia, o projeto está privilegiando o reaproveitamento de materiais históricos (como madeira de demolição e outros componentes), que surgirão em detalhes, mobiliário e decoração do espaço pós-reforma. Esse é um cuidado que priorizamos: requalificar o Complexo Enoturístico sem descaracterizar os aspectos históricos do prédio e, consequentemente, preservando elementos simbólicos da história da cooperativa”, explica o gerente de Marketing e um dos gestores do projeto, Maiquel Vignatti, também por meio de um comunicado.

Garibaldi investe R$ 5,8 mi no Complexo Enoturístico
O gerente de Marketing e um dos gestores do projeto, Maiquel Vignatti (foto Daniela Radavelli)

SURPREENDER OS VISITANTES
Somado às melhorias físicas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi está trabalhando, também, “em um conceito diferenciado de experiência turística para surpreender os visitantes”.

Os roteiros tradicionais — Uma história para Degustar, Desperte Seus Sentidos e Taça e Trufa — ganharão novas ambientação e proposta. Nesse contexto, uma das novidades é inclusão de experiências com recursos sensoriais durante a visitação.

Outra, é o acréscimo de uma opção inédita de roteiro, que está sendo formatada para ser apresentada ao público no momento da reinauguração do complexo.

Garibaldi investe R$ 5,8 mi no Complexo Enoturístico
Projeto do Wine Bar do complexo

WINEBAR
De acordo com a empresa, “o projeto, como um todo, é um presente à comunidade local, aos enoturistas e aos entusiastas do mundo do vinho, que poderão contar inclusive com um winebar, diariamente aberto ao público. Além dos premiados espumantes e vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, o local oferecerá rótulos internacionais para quem desejar conhecer e degustar expoentes da produção vinícola mundial”.

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