Quintal Mediterrâneo faz croquete de babaganoush

Quintal Mediterrâneo faz croquete de babaganoush

A combinação de cores, aromas, texturas e sabores da culinária de países banhados pelo Mar Mediterrâneo é a proposta do chef Flávio Cruz, que lidera a cozinha do restaurante Quintal Mediterrâneo, em Campinas — a cerca de 90 quilômetros de São Paulo.

“O nosso intuito é despertar o interesse das pessoas por receitas ainda não exploradas na região de Campinas. Oferecer mais do mesmo não faz sentido, então, apostamos na criatividade para superar as expectativas dos clientes e, claro, surpreendê-los”, ressalta o chef Cruz por meio de um comunicado.

Para começar, ele sugere “croquete de babaganoush (berinjela defumada com ricota e parmesão acompanhado de maionese de estragão), e steak tartar com especiarias marroquinas, servido com queijo de cabra e berinjela defumada”.

No alto a porção de croquetes de babaganoush e, acima, dois dos pratos principais (fotos divulgação)

No almoço, de terça a domingo, a casa aproveita a sazonalidade e qualidade dos insumos. Alterado semanalmente, o menu executivo, disponível de terça a sexta, permite que o cliente escolha uma opção principal, a de proteína, e dois acompanhamentos. “Carro-chefe do restaurante, o atum selado acompanhado de purê de limão siciliano e berinjela em suas variações não deixa nada a desejar.”

O jantar conta com um cardápio fixo e ocorre de quinta a sábado. Entre as possibilidades, o linguine pistachio, com alho, azeite e pimenta, amanteigado com creme de pistache, ceviche de tilápia e finalizado com crumble de pistache, o Surf & Tuf — Ribeye Steak (VPJ) e langostino servido com texturas de batatas, alho assado e manteiga cítrica.

Entre as sobremesas há o cheesecake desconstruído de ricota, crumble de avelã e gergelim, calda de frutas vermelhas e laranja, e o ganache de chocolate amargo assado, sour cream e farofa crocante de avelã com especiarias.

A ganache de chocolate amargo assado, sour cream e farofa crocante de avelã com especiarias

A CASA E O CHEF
Inaugurado em agosto de 2020, o Quintal Mediterrâneo possui “ambiente aconchegante, composto por área interna e quintal a céu aberto”.

“Estamos em um imóvel tradicional na cidade, com uma arquitetura muito interessante. Então, procuramos restaurar e manter as principais características, como o piso de madeira e a escadaria clássica e elegante no meio do salão, para trazer o aconchego da nossa casa e oferecer um ambiente arejado e integrado com nosso querido Quintal”, descreve o sócio-proprietário do estabelecimento, Diego Melillo.

O chef Cruz e Melillo

Graduado em gastronomia pelo West London College, o chef Flávio Cruz conta com uma trajetória profissional de 18 anos em Londres. Paulistano, aos 21 anos abdicou da rotina no escritório de contabilidade em que trabalhava para ir em busca de uma experiência internacional na terra da rainha Elizabeth II.

“Seu primeiro contato com a gastronomia ocorreu dois meses após chegar na cidade, como lavador de louças no tradicional Navarro´s, de culinária catalã. Com oito meses de casa, já era o segundo chef do estabelecimento. As oportunidades não pararam por aí. Mudou de emprego a cada seis meses e passou e pelos renomados restaurantes Bonne Bouchée, Brown´s Hotel, Kaffeine e Albermale Catering Company. Ainda na Inglaterra, Cruz empreendeu e inaugurou o bar suco Raw e o francês Tim´s Bistro. Retornou ao Brasil em 2017 e, em 2020, assumiu a cozinha do Quintal Mediterrâneo, como sócio-proprietário do empresário Diego Melillo.

Para saber os horários de funcionamento, por causa da pandemia de Covid-19, é melhor ligar antes de sair de casa.

SERVIÇO:
Quintal Mediterrâneo
Avenida Dr. Hermas Braga, 402, Nova Campinas, Campinas/SP
Tel. (19) 99555-8830
Instagram

Deixe uma resposta