O Grupo Marajoara Latícinios lançou um e-book com dez receitas típicas de Goiás. A iniciativa faz parte de uma campanha de promoção da culinária do Estado do Centro-Oeste. O acervo de receitas tem a organização da chef Adriana Gomes, que assina algumas novas versões de pratos clássicos da culinária goiana.
“Nossa proposta é reunir dez receitas, entre doces e salgadas, que traduzem bem a cozinha de Goiás. Vamos também fazer uma releitura de alguns clássicos da culinária do Estado, deixando seu preparo mais prático, como a Pamonha de Doce, que irei preparar ao forno; e o Risotto de Pequi, que traz uma versão gourmetizada do famoso Arroz com Pequi”, conta Adriana.

A chef revela o outro motivo que a fez participar do projeto da Marajoara: a proximidade e as semelhanças entre as cozinhas goiana e mineira. “A culinária em Goiás e em Minas Gerais são bem próximas no que diz respeito aos costumes e, especialmente, no tocante aos ingredientes mais usados nos pratos. Ambas têm grande predominância no uso do milho e derivados e também uma grande variedade de linguiças e carnes suínas. Em Goiás a particularidade mais marcante na culinária, sem dúvida, é o pequi, um fruto do cerrado e usado em vários pratos típicos do Estado”, esclarece ela que, apesar de ser mineira, diz que sempre teve uma relação muito forte com Goiás e com Goiânia.
“Sou de Uberlândia, mas, antes de vir para cá permanentemente, morei em Goiânia por um ano, pois trabalhava para um um grupo empresarial goiano. E mesmo quando não morava aqui visitava Goiânia com frequência, por causa desse meu trabalho. É uma cidade que eu gosto muito mesmo”, conta ela.
Para baixar o e-book, clique aqui.