Chalé e atendimento são destaques de pousada em Monte Verde (MG)

por Claudio Schapochnik_Monte Verde_Camanducaia/MG*

Havia cerca de 25 anos que não viajava para Monte Verde, o charmoso distrito localizado a 30 quilômetros da sede do município mineiro de Camanducaia. Meu retorno a esse maravilhoso destino nas Minas Gerais ocorreu no mês passado para um refúgio de três noites dessa pandemia da Covid-19. Tudo ocorreu em alto estilo, pois eu e minha esposa ficamos muito bem acomodados na Pousada Jardim da Mantiqueira – uma das “caçulas” do destino, pois foi fundada em 2019. Destaco dois aspectos do estabelecimento: o alto nível de conforto do chalé e o excelente atendimento.

Uma das flores no jardim da pousada; “manchas” no tronco são microorganismos e a presença deles indica uma alta qualidade no ar (fotos Claudio Schapochnik/;Que Gostoso!)

Ah! Como viajamos na época da pandemia, tivemos que seguir alguns protocolos para evitar a propagação do novo coronavírus. Respeitamos tudo e, também a esse respeito, foi tudo tranquilo. Em Camanducaia, todos devem usar a máscara no ambiente público – e usamos. Antes de chegarmos à pousada, passamos por duas barreiras sanitárias: a primeira assim que entramos na cidade desde a Rodovia Fernão Dias e a segunda quando chegamos no portal de Monte Verde.

O Chalé Superior, onde fiquei hospedado: pé direito alto e cama enorme, super confortável
O minibar e a banheira de hidromassagem do Chalé Superior

Na primeira barreira, uma moça disse para continuarmos a usar a máscara e da necessidade de ter reserva para ficar em Monte Verde. Tudo ok. Na segunda barreira, já no portal do distrito, nossa reserva foi passada pela pousada ao pessoal da Prefeitura Municipal que fiscaliza a chegada de turistas. Quando ali passamos, um homem perguntou em qual lugar iríamos nos hospedar e conferiram nossos nomes e CPFs. Tudo ok e aí fomos autorizados a prosseguir. Esquema muito bom, pois é para o bem e a segurança de todos.

A Avenida Monte Verde, onde fica a maior parte do comércio, bares e restaurantes do distrito: distante 500 metros da pousada
O jardim da pousada reúne flores de várias espécies e cores

Após uma viagem tranquila de carro desde São Paulo pela Rodovia Fernão Dias até Monte Verde, que levou cerca de 2h30 (134 quilômetros de distância), chegamos na Pousada Jardim da Mantiqueira. O estabelecimento fica a 500 metros da principal via do distrito – a Avenida Monte Verde. Lá que está a maioria dos bares, dos restaurantes e das lojas do destino. Ponto positivo para a pousada e ótimo para quem pretende curtir o lugar com total comodidade – dá para ir a pé numa boa, ainda que a volta há um leve aclive…

No alto, o aquecedor elétrico e a banheira de hidromassagem do Chalé Superior
O álcool em gel 70% e algumas normas dentro do chalé
A lareira do chalé: calor e beleza

Na sede da pousada ficam a recepção, o escritório, os banheiros e o salão para o café da manhã. Logo na entrada vi o álcool em gel 70%, e fomos bem recebidos pela recepcionista, que estava de máscara. Preenchi a ficha cadastral e, um aspecto que achei bem interessante: recebi um papel com todos os itens do café da manhã. “O senhor pode preencher depois, com calma, e me entregar mais tarde. É para sabermos direitinho as suas preferências”, explicou-me a atenciosa funcionária.

Sim, porque enquanto não houver uma vacina contra a Covid 19, esqueça aqueles bufês, seja de café da manhã, almoço ou jantar, onde a gente se servia. Aliás, os bufês podem até continuar, mas vai ter alguém pra te servir.

Edifício que reúne duas acomodações
Outra espécie de flor do jardim da pousada
“Papagaio” no jardim do estabelecimento

CHALÉ: CONFORTO E BOM GOSTO
A acomodação onde ficamos foi o Chalé Superior com lareira e hidromassagem, que possui área de 50 m², é todo pintado de branco e tem o pé direito alto. Um lugar aconchegante e de bom gosto. As demais opções de acomodação podem ser conhecidas no site da pousada.

A distância entre a sede e o chalé é de cerca de 50 metros, e a trilha de concreto é circundada por um jardim lindo, bem cuidado e cheio de flores, plantas e árvores – como a sensacional araucária (foto no início do texto), talvez a que eu ache mais bela. Na verdade, sou completamente apaixonado por esta espécie. Sorte a minha, pois tanto na Pousada Jardim da Mantiqueira quanto em Monte Verde as araucárias estão firmes e fortes e em grande quantidade. A árvore está em extinção e é protegida por lei.

O Chalé Superior tem uma cama de casal equivalente, em medidas, às king size dos Estados Unidos, ou seja, é muuuito grande. E mais: é feita de madeira maciça sob encomenda. Os cobertores foram suficientes para enfrentar o frio daqueles dias de junho, e os travesseiros bem gostosos.

Calçada de concreto une a sede aos chalés
Pracinha no meio do jardim
Orquídea que lembra uma Estrela de Davi, no jardim da pousada

Do lado esquerdo da cama está o armário e a lareira, que é bem fácil de acendê-la pelos menos para mim. A pousada disponibiliza um álcool sólido que, colocado embaixo de uma “cabaninha” de lenha, também fornecida pelo estabelecimento, pega fogo rápido. Além de aquecer, o fogo garante um belo espetáculo de luzes. Sim, há fósforos também. Em frente à lareira ficam duas poltronas e uma mesinha – onde havia um frasco de álcool em gel 70% e um papel com algumas instruções em relação ao comportamento devido à pandemia.

Em frente à cama há o acesso ao deque, por uma porta de madeira e vidro. Na área externa há duas cadeiras. No lado direito da cama estão o minibar e uma deliciosa – e grande – hidromassagem para abrigar confortavelmente duas pessoas. Na parede da banheira há ainda um aquecedor elétrico, que ajudou bastante a enfrentar as baixas temperaturas.

O banheiro fica ao lado da hidromassagem. Possui uma área grande, e o destaque vai para o excelente box, bem amplo e com um chuveiro de água quente cujo fluxo garante um ótimo banho.

Flores de cerejeira no estacionamento da pousada
Flor que me lembrou a infância: assoprava as pétalas
Flor de jasmim: além da beleza, possui um cheiro delicioso

COM CARINHO, CASAL LIDERA POUSADA
A Pousada Jardim da Mantiqueira, que iniciou as operações no ano passado, com quatro acomodações, oferece hoje 14. Valdir e Clarines Ruppel, casados, são os responsáveis por esta joia de Monte Verde. Além de gente boa e simples, são empreendedores de alto nível. Paranaense, o casal vive há 16 anos no distrito de Camanducaia.

Valdir e Clarines já trabalharam em várias atividades. “Fui caminhoneiro, tivemos uma pizzaria e trabalhamos em um hotel aqui em Monte Verde. Em algumas fazendas no Estado de São Paulo, fui gestor e minha esposa governanta – daí, acredito, que tomamos gosto pela hospitalidade”, disse Valdir ao Que Gostoso!. “Aí começamos a construir a Pousada Jardim da Mantiqueira em 2016 e, três anos depois, concretizamos nosso sonho de ter um meio de hospedagem”, emendou ele.

Canteiro no estacionamento da pousada
O prédio anexo da pousada, que fica no terreno da residência dos donos
Um dos quartos do anexo, com cama de casal e duas de solteiro
O outro quarto do anexo, com cama de casal e lareira

Das 14 acomodações, duas ficam em um anexo e situadas no terreno da residência do casal, em frente à pousada – uma suíte com cama de casal e lareira e uma suíte, bem ampla, com uma cama de casal e duas de solteiro. Neste momento de pandemia do novo coronavírus, a capacidade do estabelecimento é de apenas 40%.

“Cerca de 85% do movimento de turistas em Monte Verde é de São Paulo, e aqui não é diferente”, assegurou Valdir. A pousada trabalha com café da manhã incluso na diária – que vou abordar com detalhes no próximo texto. “Não oferecemos almoço nem jantar pois estamos bem próximos da Avenida Monte Verde, onde há uma ampla oferta gastronômica e aí os hóspedes podem escolher e desfrutar de muitas opções”, explica ele.

Portanto, se seu destino é Monte Verde, a Pousada Jardim da Mantiqueira é uma excelente opção de hospedagem.

Outra espécie de flor do jardim
As cores das flores encantam os hóspedes

*O Que Gostoso! hospedou-se a convite da Pousada Jardim da Mantiqueira

SERVIÇO:
Pousada Jardim da Mantiqueira
Rua da Mantiqueira, 473, Monte Verde, Camanducaia/MG
Tel. (35) 3438-1912
Whats App: (35) 99173-9361
www.pousadajardimdamantiqueira.com.br
Instagram, Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s