Nova Zi… (SP) garante ótima pizza "old school"

por Claudio Schapochnik

Ah, só de pensar na pizza da Nova Zi… Que vontade que dá de comer uma redonda desta pizzaria paulistana old school, com mais de 50 anos de funcionamento, localizada na Consolação! Se fosse mais perto de minha casa, comeria por lá com maior frequência. Bem, sendo curto e direto: quer comer uma baita pizza boa, vai na Nova Zi…, tá legal?

A vez mais recente que fui à casa, que antes chama-se Restaurante e Pizzaria Vecchia Zi Tereza, tem já alguns meses. Estava sozinho e pedi uma pizza tamanho broto. Ah, a brotinho de lá estava na medida para matar a minha fome; quatro pedaços de bom tamanho com uma cobertura maravilhosa e tudo bem assado, quentinho!

Pedi meio marguerita e meio atum – aqui em São Paulo a pizza de atum vem com cebola. A casa faz pizza com massa grossa e fina. Nunca escolhi. Acho que sempre comi a de massa grossa, deve ser a tradicional.

Não me lembro do preço, nada caro. O garçom que me atendeu já havia me atendido outras vezes. Parece que está lá há muitos anos. Pessoa bem atenciosa. “Olha, por favor, a de atum com muita cebola, tá?”, enfatizei pra ele.

Enquanto isso olhava para o salão da pizzaria, um lugar simples sem qualquer decoração. Um casal comia numa mesa do lado extremo ao meu e um grupo de homens, acho que seis ou sete, ocupavam outras mesas mais ao fundo. Ao fundo também, um televisor exibia o Jornal Nacional.

Ah! Para beber fui de água sem gás. Há cinco anos parei de tomar refrigerante. Sim, deu uma vontade danada de beber Coca Cola, mas venci mais uma vez.

A brotinho meia marguerita meia atum que comi (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Passou um tempo e o garçom chegou com a brotinho fumegando, maravilhosa do forno à lenha. Antes de pedir um pedaço de marguerita, fiz a foto acima. Repare: massa grossa, de borda alta – sem recheio –, molho de tomate em cima também, além de estar ainda entre a cobertura e a massa, visual lindo, muçarela bem derretida e boa cobertura de cebola no atum.

Com o pedaço de marguerita no meu prato, coloquei uma porção generosa de azeite de oliva e comecei a saboreá-la. Que gostooooooso! Estava sensacional! O mesmo fiz na de atum, saborosíssima.

Comi tudo, paguei e, na hora de ir embora, agradeci ao pizzaiolo, um senhor já.

Então, caso você queira comer uma ótima pizza old school, sem modinhas, sem frescuras, num lugar simples, onde o foco está no produto, super recomendo a Nova Zi….

Caso você, como eu, é um órfão da pizzaria Micheluccio, que ficava não distante da Nova Zi…, na rua da Consolação, fechada há alguns anos, a notícia é ótima. Há algumas similaridades. Confira!

SERVIÇO:
Pizzaria Nova Zi…
Rua Fernando de Albuquerque, 270, Consolação, São Paulo/SP
Horários: domingo a quinta, 18h à meia-noite, e sexta e sábado, 18h à 1h
Tel. (11) 3255-0503 e 3256-4703
www.pizzarianovazi.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s