Inteligência artificial de startup cria maionese sem ovos

Startup chilena fundada em 2015 que produz alimentos plant-based utilizando inteligência artificial, a Not Co desenvolveu a Not Mayo – maionese feita sem ovos e à base de grão de bico. Ainda não provei o produto e fiquei curioso com tantas inovações.

“A Not Mayo tem sabor e textura muito próximos de uma maionese tradicional, preservando a memória afetiva do consumidor, mas é feita com ingredientes 100% vegetais e sua produção tem um impacto ambiental muito menor: exige 83% menos água e gera 37% menos produção de gás carbônico”, explica a Not Co por meio de um comunicado.

A receita da Not Mayo e de todos os produtos da empresa foi formulada por um algoritmo, apelidado Giuseppe, desenvolvido por dois dos fundadores da startup – Karim Pichara, doutor em ciência da computação e especialista em machine learning, e Pablo Zamora, doutor em biotecnologia vegetal e especialista em bioquímica e genética de plantas.

Produto à base de grão de bico (foto divulgação)

Segundo a Not Co, também presente no Brasil e na Argentina, “o Giuseppe entende a estrutura molecular de alimentos de origem animal, cruza essas informações com as de vegetais cadastrados em sua base de dados e sugere uma combinação de plantas que recria aquele alimento preservando o seu sabor, textura, aroma e valor nutricional”. A receita, assegura a empresa, é testada e executada por chefs e cientistas.

O produto está presente nas cinco unidades da Lanchonete da Cidade, todas em São Paulo. Também é vendido nas lojas do Pão de Açúcar de todo o País, na Quitanda, em São Paulo, e no La Fruteria, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s