por Claudio Schapochnik
Apesar de gostar de mel, não tinha o hábito de provar ou comprar este maravilhoso fluído doce e saboroso produzido pelas abelhas. De uns anos para isto mudou, e considero esta atitude muito boa. Na feira Comida de Herança, realizada no mês passado no Unibes Cultural, em São Paulo, conheci a Heborá – empresa produtora de méis – sim, este é um plural de mel, junto com a palavra meles, segundo o Houaiss – em São Carlos, no interior paulista.
Adorei provar o mel das abelhas jandaíras, nativas do Brasil e sem ferrão. É uma delícia! Chamou-me a atenção pelo fato de ser branco (foto no alto). “Quando o colhemos, o mel é transparente”, explica Gabriela Silva, da Heborá.
“É muito mais que mel, é um propósito! Quando olhamos uma colmeia de abelhas nativas enxergamos muito além do mel, é um laboratório completo, é farmácia, é nutrição, é ciência!”, conta a Heborá no Instagram.

A produção é realizada na Ecovila Tibá, em São Carlos – cerca de 250 quilômetros da cidade de São Paulo. “Lá recebemos visitantes, mas tem de agendar antes, e fazemos muitas gostosuras com mel, como uma pizza que leva também gorgonzola e hortelã”, diz Gabriela. Hummm… Deve ser muito boa.
Em relação à venda de méis, a Heborá, explica Gabriela, terá e-commerce.
Mel de jandaíra, recomendadíssimo! Ah, a Heborá produz ainda méis de mandaguari, jataí e urucu – também todas espécies brasileiras.
SERVIÇO:
Heborá
Instagram, Facebook