por Claudio Schapochnik
Uma das queijarias mais famosas do Estado de São Paulo, a Pardinho Artesanal, localizada em Pardinho – distante 207 quilômetros da capital paulista –, também vende os deliciosos queijos na Fazenda Sant´Anna. Lá é que os laticínios são produzidos com leite cru de vaca das raças gir e jersey.

“Na fazenda não há visitas, só a degustação e a venda dos queijos na loja apenas às sextas-feiras, no período da tarde”, explicou ao Que Gostoso! a representante comercial da empresa, Karolina Lira. “Mas é preciso ligar pelo telefone (14) 3882-8666 até quarta-feira e marcar a ida”, enfatizou ela, que esteve presente na Feira Sabor Nacional, realizada neste final de semana (dias 30 e 31 de março) no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista.

Segundo Karolina, os queijos da Pardinho Artesanal são vendidos, entre outros lugares, nos mercados Santa Luzia, St. Marche, Eataly e Galeria do Queijo. A queijaria também participa de feiras e, por meio do Instagram da marca informa onde estará presente.
Na feira, a Pardinho Artesanal trouxe três tipos de queijo: Mandala (leites de gir e jersey, com 18 meses de maturação/foto no início do texto), Cuesta (100% gir e oito meses de maturação) e Cuesta Azul (leites gir e Jersey, com mofo azul Penicillium roqueforti e quatro meses de maturação).

Provei os três tipos, maravilhosos, e elegi o mais gostoso o Cuesta Azul: macio, intenso, forte e que derrete na boca. Uma loucura de bom!
Eu moro em Cerqueira César e queria ia aí hoje para comprar só pra agente em casa será que serei atendida obrigadaaa