por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Ávila/ESPANHA*
No Centro de Informação Turística de Ávila, um dos líderes do grupo do qual fazia parte, para conhecer cidades com passado medieval judaico preservado – como o caso deste município –, o diretor do escritório do Turismo da Espanha no Brasil, que fica em São Paulo, Oscar Almendros, viu algo que chamou a atenção dele numa das prateleiras. “Ah, hummm… Yemas de Santa Teresa, bom demais. Vou comprar pra vocês provarem”, ouvi ele dizer.


Até então tudo era novo para mim, pois não conhecia Ávila nem este doce 100% produzido na cidade – desde 1860.
Depois de provar a Yema de Santa Teresa, uau… A iguaria avilense entrou na minha lista de doces deliciosos. Que gostooooooso!
Imagino que o nome da empresa seja uma homenagem, pelo motivo de os fundadores serem devotos de Santa Teresa de Ávila (1515-1582). Freira da Ordem Carmelita, nascida e batizada na cidade espanhola, ela tem origem judaica. Seus pais eram judeus convertidos ao catolicismo.

COMO É FEITO?
O doce é preparado, numa primeira fase, misturando gemas de ovos com almíbar (calda de açúcar, em espanhol). Depois, os yemeros (nome dos profissionais que fazem o doce) moldam com as mãos a massa em pequenas bolinhas – uma a uma. Para finalizar, as bolinhas recebem uma cobertura de açúcar.
A Yema de Santa Teresa tem apenas dois ingredientes: 80% de gema de ovos e açúcar. Uma bomba calórica, sem dúvida. Mas se comer de vez em quando e com parcimônia, acredito que não faça mal. Porque provar o doce é necessário.
Eu e os demais integrantes do grupo comemos as yemas à noite, depois do jantar, em um restaurante em outra cidade – Hervás.

A yema (gema, em espanhol) tem uma casquinha frágil e o interior bem macio. Na boca traz um sabor acentuadamente fantástico dessa mistura de gema e açúcar. Menos é mais. Que gostooooooso!
Obrigado, Oscar! Super recomendo as Yemas de Santa Teresa.
SERVIÇO:
Turismo da Espanha
Red de Juderías de España
Turismo de Ávila
Yemas de Santa Teresa
*O QUE GOSTOSO! viajou a convite do Turismo da Espanha e da Red de Juderías de España