Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 2

Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Ávila/ESPANHA*

No Centro de Informação Turística de Ávila, um dos líderes do grupo do qual fazia parte, para conhecer cidades com passado medieval judaico preservado – como o caso deste município –, o diretor do escritório do Turismo da Espanha no Brasil, que fica em São Paulo, Oscar Almendros, viu algo que chamou a atenção dele numa das prateleiras. “Ah, hummm… Yemas de Santa Teresa, bom demais. Vou comprar pra vocês provarem”, ouvi ele dizer.

Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 1
Acima, as deliciosas yemas de Santa Teresa e, acima, a caixa do doce típico de Ávila, na Espanha (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 4
Yema de Santa Teresa: cada bolinha é moldada a mão pelos yemeros

Até então tudo era novo para mim, pois não conhecia Ávila nem este doce 100% produzido na cidade – desde 1860.

Depois de provar a Yema de Santa Teresa, uau… A iguaria avilense entrou na minha lista de doces deliciosos. Que gostooooooso!

Imagino que o nome da empresa seja uma homenagem, pelo motivo de os fundadores serem devotos de Santa Teresa de Ávila (1515-1582). Freira da Ordem Carmelita, nascida e batizada na cidade espanhola, ela tem origem judaica. Seus pais eram judeus convertidos ao catolicismo.

Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 5
Estátua de Santa Teresa de Ávila em praça da cidade: nome do doce em homenagem à santa

COMO É FEITO?
O doce é preparado, numa primeira fase, misturando gemas de ovos com almíbar (calda de açúcar, em espanhol). Depois, os yemeros (nome dos profissionais que fazem o doce) moldam com as mãos a massa em pequenas bolinhas – uma a uma. Para finalizar, as bolinhas recebem uma cobertura de açúcar.

A Yema de Santa Teresa tem apenas dois ingredientes: 80% de gema de ovos e açúcar. Uma bomba calórica, sem dúvida. Mas se comer de vez em quando e com parcimônia, acredito que não faça mal. Porque provar o doce é necessário.

Eu e os demais integrantes do grupo comemos as yemas à noite, depois do jantar, em um restaurante em outra cidade – Hervás.

Yema de Santa Teresa é ótimo doce de Ávila Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 3
Embalagem com 12 unidades de yemas

A yema (gema, em espanhol) tem uma casquinha frágil e o interior bem macio. Na boca traz um sabor acentuadamente fantástico dessa mistura de gema e açúcar. Menos é mais. Que gostooooooso!

Obrigado, Oscar! Super recomendo as Yemas de Santa Teresa.

SERVIÇO:
Turismo da Espanha
Red de Juderías de España
Turismo de Ávila
Yemas de Santa Teresa

*O QUE GOSTOSO! viajou a convite do Turismo da Espanha e da Red de Juderías de España

Deixe uma resposta