por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_São Luiz do Paraitinga/SP
Na pequena e bela São Luiz do Paraitinga, no meio do caminho, pela Rodovia Oswaldo Cruz, entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte (Ubatuba, também conhecida por Ubachuva), o patrimônio histórico e o carnaval atraem visitantes de todo o País. Caso você for passar uns dias em São Luiz ou apenas dar uma parada (na subida ou descida à praia), para uma visita rápida e almoçar, repasso a dica que recebi de meu irmão mais velho, o historiador Nelson Schapochnik: o Armazém Três Léguas. O estabelecimento vende produtos alimentícios de marcas da cidade, do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, além de artesanato de alto nível.

O Nelson, que frequenta São Luiz do Paraitinga desde a década de 1980 (!), falou super bem dos produtos à venda no Armazém e do atendimento simpático da proprietária, a Gilmara Rodrigues de Seixas. Claro que segui a dica do meu querido mano Nérso, como eu o chamo — como tantas outras dicas já sugeridas por ele, sobretudo nas áreas da cultura, da gastronomia e do turismo. Adorei.
Estava com minha esposa a caminho da praia de Trindade, em Paraty, no Litoral Fluminense. Demos uma parada em São Luiz para almoçar e ver o jogo Brasil x Croácia, pela Copa do Mundo do Catar, onde a Seleção Brasileira perdeu nos pênaltis (e foi eliminada da competição), e ir ao Armazém. Portanto foi no dia 9 de dezembro, um domingo de sol e calor por lá.



TROPEIROS E O ARMAZÉM
Fundada no final do século 18, São Luiz tem grande parte da história ligada à atuação dos tropeiros. Esse foi o “gancho” que a Gilmara pegou para criar e batizar o seu negócio.
“Três léguas é a distância percorrida em um dia pelos antigos tropeiros que cruzavam o Vale do Paraíba”, diz o folheto de promoção de sua loja. Três léguas seria equivalente a 18 quilômetros.

“São Luiz do Paraitinga, cuja primeira via se chamava ´Rua das Tropas´, também nasceu para abastecer, com insumos e víveres, o grande contingente de transeuntes que por aqui passavam”, emenda o texto do folheto.
“O Armazém nasce para celebrar nossa vocação regional: de ser o meio do caminho e não o destino final. Aqui o caminhante irá encontrar produtos que ajudam a compreender nossa formação cultural e os costumes de nossa gente.”
Com esse bonito texto com o propósito da abertura do estabelecimento, pude constatar que a Gilmara entrega muito bem o que se propôs em 2021, quando abriu seu negócio na casa onde nasceu o renomado geógrafo Aziz Nacib Ab´Saber (1924-2012).

SÓ DELÍCIAS
Nas duas salas do Armazém, Gilmara vende cachaça, cerveja artesanal, bolachinha (quitanda), café especial, geleia, doce de leite, rapadura, queijo de vaca, cabra e búfala, iogurte etc.
Na dúvida, a Gilmara oferece a prova de alguns destes produtos. Foi o que aconteceu quando estive lá. Provei o doce de leite da Lá no Alto, de Catuçaba, um distrito de São Luiz do Paraitinga, e o aprovei na mesma hora. Sensacional. Que gostooooooso!

Assim também foi com as geleias da marca Bernadete, de Queluz (SP). Há várias, todas muito interessantes, mas levei a de morango. Ótima. Que gostooooooso!
Também levei queijo de búfala no formato de bolinha. Não me lembro da marca, mas estava muito saboroso. Que gostooooooso!
IMPRESSOS, DECORAÇÃO E LIVROS
No Armazém há ainda peças decorativas, objetos, camisetas, mapas, livros e impressos.
Neste segmento, em alguns produtos, há um traço familiar presente. O filho da Gilmara, Bruno, é um talentoso artista gráfico. Ele faz parte do coletivo Estúdio Arado, cujo missão dos integrantes é a pesquisa e divulgação do Imaginário Rural Brasileiro.


Alguns destes produtos, mesmo os alimentícios, têm alguma ligação com o Arado, claro, na área de design. Trabalho da mais alta qualidade e criatividade.
Portanto, uma visita ao Armazém vale demais a pena. Não apenas pelos produtos mas, ainda, pela simpatia de dona, natural da paulista Jacareí, pelas histórias e dicas que ela pode contar.
Super recomendo a visita ao Armazém Três Léguas.
SERVIÇO:
Armazém Três Léguas
Rua Coronel Manoel Bento, 72, Centro, São Luiz do Paraitinga/SP
Horário: segunda a sábado, 9h às 18h; domingo, 9h às 17h
Whatsapp: (12) 98278-1026
Instagram