por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
O universo dos cogumelos comestíveis é vasto, e conheço poucas espécies. No evento Mesa SP, realizado no início do mês no Memorial da América Latina em São Paulo, conheci mais um dessa categoria: o Hericium erinaceus, que popularmente é conhecido como juba de leão. Quem “me apresentou” foi o Taian Cevalca Diniz, coproprietário da Chapéu de Palha Cogumelos, de Taubaté (SP), que cultiva e vende 12 espécies.
“Os cogumelos juba de leão contêm substâncias bioativas que têm efeitos benéficos no corpo, especialmente no cérebro, coração e intestino”, afirmou Diniz ao QUE GOSTOSO!. “Também é um alimento de grande valor nutricional, com alto teor de proteína e minerais importantes”, emendou ele.

A Chapéu de Palha vende o juba de leão em três formas: in natura, desidratado e em pó. Nessas três formas, o cogumelo pode ser empregado na culinária.
“É incrível: o juba de leão tem um sabor bastante semelhante ao sabor dos frutos do mar”, assegurou o produtor.
“In natura pode ser selado na frigideira com azeite de oliva e temperos; dá para utilizá-lo em saladas, risottos e várias outros receitas.”


A Chapéu de Palha vende e despacha o juba de leão. “O in natura podemos enviar para cidades próximas, como São Paulo, por exemplo; para outros municípios, enviamos desidratado e em pó”, disse Diniz. Para preços, fretes e mais informações, consulte os canais no final do texto.
CERÂMICA
Na mesa da Chapéu de Palha no Mesa SP, a esposa de Diniz e também sócia, Gabriela Aldra Davi, ceramista, exibia suas peças de cerâmica para tomar chá. Peças muito bonitas.

SERVIÇO:
Chapéu de Palha Cogumelos
Whatsapp: (12) 99659-0217
Instagram