por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Sou paulistano e vivo na minha querida cidade de São Paulo desde que nasci, em 1970. Foi somente em agosto passado, na feira Comida de Herança no Museu da Imigração, também em São Paulo, que provei receitas doces e salgadas da Croácia — país do Leste Europeu que integrava a então Iugoslávia. Que gostooooooso! A nação, que foi vice-campeã da Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, tem opções salgadas e doces bastante saborosas.
As delícias estavam na barraca da Coisas da Croácia, onde estavam a brasileira Ana Beatriz Milat e o brasileiro Boris Franulovich, ambos descendentes de croatas.
“O Coisas da Croácia é um canal direto de divulgação e promoção do país europeu aqui no Brasil”, explicou Franulovich ao QUE GOSTOSO!.


O Coisas da Croácia vende e despacha para todo o Brasil produtos alimentícios croatas, como bebidas, por exemplo. Participa de feiras, onde serve pratos e doces típicas e feitas com receitas originais, e aceita encomendas.
Os pratos são feitos por pessoas da comunidade croata de São Paulo.
DOCES
Havia dois doces na feira: kremšnita, massa folheada com creme de baunilha e chantilly; e pita od jabuka, torta de maçã.
Provei a pita od jabuka, que estava uma delícia. Como quase todos os doces europeus, exceto os portugueses, o sabor é doce sem exagero. Que gostooooooso!
Fiquei com água na boca em relação ao kremšnita, mas ficou para uma outra oportunidade.


PRATO PRINCIPAL
Na barraca havia ainda o zelje ou zelja, que varia de nome conforme a região da Croácia, explicou Franulovich. Trata-se de um refogado de folhas verdes, batata e carne suína.
Ao provar a comida já virei fã. Nessa versão brasileira, havia escarola e pedaços de linguiça de porco. Hummm… Tudo bem cozido, com a escarola desmanchando, e com um caldinho maravilhoso. Temperado de leve. Simplesmente ótimo. Que gostooooooso!
Super recomendo a comida do Coisas da Croácia. Bravo!
SERVIÇO:
Coisas da Croácia
Whatsapp: (11) 97773-5326
Instagram