Tem início amanhã (sábado, 27), e segue até o dia 27 de setembro, o Festival Gastronômico da Truta de Piracaia, em Piracaia — distante 90 quilômetros de São Paulo. Catorze estabelecimentos da cidade do interior paulista fazem receitas utilizando o peixe.
“Nos bares e botecos, as porções têm valores fixados em R$ 37,90; e nos restaurantes, os valores dos pratos estão fixados a R$ 59,90”, explica comunicado da Prefeitura Municipal de Piracaia, que realiza o evento por meio do Departamento de Turismo, Comércio e Indústria.

“O objetivo geral do festival é promover, valorizar e divulgar a gastronomia da nossa cidade, representando uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos especiais elaborados com a truta, assim, representar e evidenciar a especialidade do estabelecimento participante.”
MAIOR PRODUTOR DO ESTADO
“Segundo dados do IBGE, o maior produtor de truta do Estado de São Paulo encontra-se em Piracaia”, diz a prefeitura.
“O peixe é produzido nas águas frias e cristalinas das cabeceiras do rio Atibainha, na Serra da Mantiqueira. De lá, as trutas são comercializadas e distribuídas em estado natural (frescas) para os restaurantes mais nobres do Brasil. Em 2020, foram produzidas mais de 20 toneladas, destacando assim a cidade de Piracaia em primeiro lugar no ranking de maior produtor do Estado e o 18º do País.”

CONCURSO
As receitas vão ser avaliadas pelos consumidores que, mediante a aquisição dos pratos do festival, podem participar da votação por meio de QR codes expostos nas mesas dos estabelecimentos participantes.
Serão oferecidos troféus como premiação aos três estabelecimentos vencedores de cada categoria, sendo uma para bares e botecos e uma para restaurantes.
Para saber o nome dos estabelecimentos participantes, endereço, prato, valor e horário de funcionamento, clique aqui.