por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
A comida chifa, que mescla a culinária chinesa com a peruana, creio que caiu no gosto de muita gente que vive na cidade de São Paulo. Acho isso ótimo, pois fiquei fã dessa proposta. Recentemente conheci mais uma casa que trabalha com essa cozinha. É o Cantón Peruvian & Chinese Food, numa esquina pertinho do Sesc Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo. Gostei bastante do que provei.
Com capacidade total para 36 pessoas, o restaurante tem a decoração toda voltada à China: o teto tem dragões, luminárias e guarda-chuvas bem coloridos. De fato, bem bonito. Há ainda alguns néons.



O cardápio reúne entradas e petiscos (rolinho primavera, bao com recheios variados, sashimis, ceviches etc), sopa, macarrão, chaufas (arroz frito) e principais. Vi bastante uso de carne de porco e frutos do mar.
PEDIDO
Pedi uma entrada e um prato principal.
Minha entrada foi o Ceviche Cantón (R$ 45): atum, leite de tigre de shoyu e gergelim, pepino japonês, avocado e palha de wonton frito. Como principal, fui de Mayfan Singapura (R$ 56): macarrão de arroz mayfan ao wok com curry, carne, porco assado e vegetais. No cardápio, a descrição leva duas pimentas. Então imagino que é bem ardido, picante. Informação relevante para mim, pois adoro pratos assim.
“Por favor, diga ao cozinheiro caprichar na pimenta, tá?”, pedi à garçonete.

SABORES
Acertei em cheio ao pedir o Ceviche Cantón. Uma explosão de sabores e texturas. Muito bom. Que gostooooooso! Destaque para o diferente leite de tigre de shoyu e gergelim. O avocado, por outro lado, poderia estar mais maduro.

Quanto ao prato principal, fui feliz ao pedir o Mayfan Singapura. Valeu mesmo, e a porção estava bem farta. Que gostooooooso!
Só na questão da pimenta, creio que a dedo de moça bem vermelha, fiquei decepcionado.
Não capricharam coisa nenhuma, e tive de pedir novamente à garçonete mais pimenta. Ela trouxe uma cumbuquinha com pimenta cinco minutos depois.
Parece que não acreditaram que sou pimenteiro, sei lá.


Quanto ao prato em si, o macarrão estava no ponto e havia bastante nacos de carne. Que gostooooooso! A carne de porco, no entanto, estava com uma temperatura menor que do macarrão. Não me agradou essa diferença. Parece que foi preparado em outra panela e depois acrescentado na massa de arroz.
Junto com a conta veio um biscoito da sorte chinês. A frese impressa no papelzinho foi: “É mais fácil se perder quando se julga conhecer o caminho”. Boa.

Apesar disso, gostei muito dos pratos, que me deixaram satisfeitos. Se pretendo voltar? Sim, mas que numa próxima vez caprichem na pimenta. De fato, é uma casa com comida gostosa, bem temperada e com valores razoáveis. Recomendo.
SERVIÇO:
Cantón Peruvian & Chinese Food
Rua Padre Chico, 631, Pompeia, São Paulo/SP
Tel. (11) 3872-8948
Instagram