Chefs lançam livro sobre a brasileiríssima farofa

Chefs lançam livro sobre a brasileiríssima farofa

A farofa é um prato prático, popular e bastante apreciado pelos brasileiros na rica culinária do País. É feita com ingredientes diversos, de acordo com a região e costumes locais. Para disseminar o conhecimento sobre essa delícia brasileira, os chefs Daniela Narciso e Danilo Rolim lançaram o livro Farofa (Editora Senac São Paulo, 160 páginas, R$ 47,60 pelo www.livrariasenac.com.br).

O livro apresenta diversas receitas doces e salgadas. Os autores explicam a melhor forma de aproveitar o aroma, o sabor e as propriedades dos ingredientes. Eles também revelam características técnicas tanto da farinha como da gordura, essenciais no preparo da farofa.

A edição traz ainda a história da farofa, com as diferentes matérias-primas e os métodos de preparo, desde a época pré-cabralina até a chegada dos portugueses no Brasil e as posteriores adequações, com o uso de novas tecnologias e costumes dos povos que passaram a habitar o País.

No alto duas receitas do livro Farofa: farofa de bacalhau com grão de bico (à esq.) e farofa de pato crocante com maçãs e repolhos (à dir.) e, acima, a capa da obra (fotos divulgação)

“Afinal, temos de concordar que um bom brasileiro, além de gostar de samba e de farofa, adora inventar, criar e inovar. Por isso, reunimos em um só livro um pouco de história, técnicas, um resumo dos tipos de farinha que encontramos no Brasil e algumas receitas de farofa — das mais simples às mais elaboradas, daquelas feitas apenas com dois ingredientes às que servem de refeição, das mais tradicionais às mais criativas”, afirma Daniela, co-autora do livro.

A obra inicia com a história da farofa, seguida de tabelas que relacionam gorduras e farinhas com nome, origem, texturas, formas de torra, coloração, entre outros itens; e também pela descrição do processo de produção de inúmeras farinhas. Na parte das receitas, são divididas por categorias: Farofas Básicas, Farofas Simples, Farofas Mistas, Farofas para Rechear, Paçocas, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas Funcionais, Parentes da Farofa.

Deixe uma resposta