Chefs lançam livro sobre a brasileiríssima farofa

Chefs lançam livro sobre a brasileiríssima farofa

A farofa é um prato prático, popular e bastante apreciado pelos brasileiros na rica culinária do País. É feita com ingredientes diversos, de acordo com a região e costumes locais. Para disseminar o conhecimento sobre essa delícia brasileira, os chefs Daniela Narciso e Danilo Rolim lançaram o livro Farofa (Editora Senac São Paulo, 160 páginas, R$ 47,60 pelo www.livrariasenac.com.br).

O livro apresenta diversas receitas doces e salgadas. Os autores explicam a melhor forma de aproveitar o aroma, o sabor e as propriedades dos ingredientes. Eles também revelam características técnicas tanto da farinha como da gordura, essenciais no preparo da farofa.

A edição traz ainda a história da farofa, com as diferentes matérias-primas e os métodos de preparo, desde a época pré-cabralina até a chegada dos portugueses no Brasil e as posteriores adequações, com o uso de novas tecnologias e costumes dos povos que passaram a habitar o País.

No alto duas receitas do livro Farofa: farofa de bacalhau com grão de bico (à esq.) e farofa de pato crocante com maçãs e repolhos (à dir.) e, acima, a capa da obra (fotos divulgação)

“Afinal, temos de concordar que um bom brasileiro, além de gostar de samba e de farofa, adora inventar, criar e inovar. Por isso, reunimos em um só livro um pouco de história, técnicas, um resumo dos tipos de farinha que encontramos no Brasil e algumas receitas de farofa — das mais simples às mais elaboradas, daquelas feitas apenas com dois ingredientes às que servem de refeição, das mais tradicionais às mais criativas”, afirma Daniela, co-autora do livro.

A obra inicia com a história da farofa, seguida de tabelas que relacionam gorduras e farinhas com nome, origem, texturas, formas de torra, coloração, entre outros itens; e também pela descrição do processo de produção de inúmeras farinhas. Na parte das receitas, são divididas por categorias: Farofas Básicas, Farofas Simples, Farofas Mistas, Farofas para Rechear, Paçocas, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas Funcionais, Parentes da Farofa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s