Sítio Nelson Guerreiro produz fubá moído em pedra em Brotas (SP)

por Claudio Schapochnik

Localizado na cidade de Brotas, distante cerca de 250 quilômetros ao Norte de São Paulo, o Sítio Nelson Guerreiro produz alimentos dentro do Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) desde 2010. Conheci alguns destes produtos e a linda história do casal de agrônomos Luiz Fernando Braz da Silva e Maria Fernanda Guerreiro à frente da propriedade no “Feito em SP” – evento de gastronomia do Governo do Estado de São Paulo no Memorial da América Latina, na capital paulista, em outubro de 2019. Quando esta pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acabar, uma visita ao sítio será estudada com carinho. O legal que dá para combinar turismo rural com as atrações que a natureza local proporciona, como rafting e canoyning. Claro, só depois da pandemia.

O sítio produz laranja de variedades rubi, pera e charmute de brotas, fubá de milho integral (sem glúten e de milho não transgênico) e “moído em moinho de pedra, como se fazia antigamente”, enfatizou Silva ao Que Gostoso!. Há ainda produção de hibisco, alho, feijão e lenha de eucalipto para lareira, fogão à lenha e churrasqueira, entre outros produtos.

Vista aérea do Sítio Nelson Guerreiro (foto reprodução/página no Facebook)
O casal Luiz Fernando e Maria Fernanda, donos do Sítio Nelson Guerreiro, no evento em São Paulo (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

No “Feito em SP”, quando conheci Silva e Maria Fernanda, eles trouxeram parte de sua produção para expor e vender no evento. Tomei na ocasião o suco de hibisco. “Produzimos e processamos o hibisco”, destacou Maria Fernanda. Nossa, o suco estava uma delícia! Senti mesmo o gosto da flor. Outra coisa, em comparação a um suco do mesmo hibisco que tomei num restaurante aqui em São Paulo – daquele que você vê sua mão do outro lado do copo, de tão aguado e gosto pífio… Este suco do Sítio Nelson Guerreiro é mais denso, mais encorpado. Dá um baile em termos de sabor e autenticidade.

Os subprodutos do milho foram outro destaque no estande do sítio no “Feito em SP”. O casal levou fubá e quirera (canjiquinha), ou seja, milho quebrado, muito utilizado na cozinha mineira – canjiquinha com costelinha de porco é um dos destaques da deliciosa cozinha dos mineiros.

Pela história e pelo conceito que está por trás da produção do sítio, super recomendo a compra de produtos de lá.

Pacote de hibisco…
…e o suco de hibisco servido no evento em São Paulo: delicioso
Grupo durante a visitação ao sítio (foto reprodução/página no Facebook)

VISITAÇÃO NO SÍTIO
O casal recebe visitantes de todas as idades no Sítio Nelson Guerreiro. “Recebemos pessoas interessadas em conhecer o Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta, mais técnico, e pessoas que querem fazer o turismo rural tradicional”, descreveu Silva.

A propriedade é uma das integrantes do roteiro Entre Serras e Vales, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Brotas. O Sítio Nelson Guerreiro faz parte da rota número um, que recebe o nome de “Do Moinho ao Mel”.

Segundo informação do site do Nelson Guerreiro, “o visitante é recebido na área de recepção onde poderá degustar os deliciosos bolos produzidos com o fubá do local. Após terá a oportunidade de conhecer a história da propriedade, de seus donos e dos trabalhos desenvolvidos para produção agrícola da agrofloresta, eucalipto, milho e outros. Posteriormente irá conhecer o processo de beneficiamento do que é produzido na propriedade, tal como o eucalipto para produção de lenha e milho para produção de fubá moído em moinho de pedra, podendo, se for de vontade do visitante, dar uma volta na produção”.

O milho é moído no moinho de pedra (foto reprodução/página no Facebook)
O outro subproduto do milho do sítio
Variedades de feijão produzidos na propriedade

Ao final o visitante retorna à recepção e pode comprar os produtos. O passeio leva entre 1h30 e 2h de duração. A Nova Turismo Receptivo é quem realiza os passeios do roteiro Entre Serras e Vales.

Em tempos de pandemia do Covid-19, visitas não devem estar ocorrendo, mas a venda de produtos, sim. No entanto, é melhor ligar antes. Confira abaixo.

SERVIÇO:
Sítio Nelson Guerreiro
Brotas/SP
Email: faz.nelson.guerreiro@hotmail.com
Whats App: (14) 98114-4341
Facebook
www.lfdesenvolvimento.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s