por Claudio Schapochnik
Pensou Argentina, pensou carne. Para mim e, acredito, para muita gente esta frase faz sentido. Estava em janeiro passado em Buenos Aires, com minha esposa em viagem de férias, e num belo sábado de sol e calor fomos conhecer e almoçar num ícone gastronômico da cidade: o Mercado de San Telmo, inaugurado em 1897 no bairro homônimo. Foi a minha primeira vez por lá, ainda que já tenha visitado a capital argentina muitas vezes. Almoçamos no restaurante Hierro Parrilla e estava muuuito bom.

Admirei a arquitetura do final do século 19 do Mercado de San Telmo. Muito linda! Muito ferro e tudo pintado de preto. Por dentro há muitos boxes e lojas. Vende-se um pouco de tudo, claro, com o core business em alimentação – legumes, frutas, verduras, secos e molhados, carnes, doce de leite etc –, e cozinha – restaurantes e bares bem variados. Há ainda interessantes lojinhas de antiguidades.
Outro ponto interessante do mercado é a segurança. Além de câmeras, há guardas privados que fazem a ronda em dupla por todos os lugares. Vi eles dando orientações aos turistas como não tirar os olhos do celular, por exemplo. Bacana.
Então, depois de eu e minha esposa batermos pernas pelo mercado, resolvemos almoçar na Hierro Parrilla. Foi uma (aleatória) e ótima escolha. Sentamos em uma das duas mesas coletivas da casa e recebemos o cardápio.
Na mesa, enquanto estávamos por lá, só havia um casal argentino com uma criança pequena. Nós e os demais ocupantes eram turistas estrangeiros. Em cima da mesa havia duas cumbuquinhas: uma com a preferência nacional, o chimichurri, e outra com molho a vinagrete.
Pedimos o mesmo prato: bife de chorizo com guarnição (690 pesos cada), sendo que a porção de carne é de 350 gramas e você podia escolher entre batata frita ou salada. Ela foi de salada e eu de batata frita. Para beber, água e cerveja.


Enquanto aguardava dava umas olhadas para onde ficava a parrilla – a churrasqueira da casa. Lindo espetáculo, cheio de movimento, de põe carne, vira carne, tira carne, de gente fotografando, de brasa com aquela cor sensacional. Um show.
Pronto! Uma das simpáticas garçonetes trouxe os nossos pratos. Coloquei mais chimichurri e também o vinagrete e levei à boca o primeira pedaço daquela carne linda. Nossa… Que sabor, suculência e maciez! Muito boa! Na medida certa do sal, assada por fora e vermelhinha por dentro, no ponto que pedi. Delícia.
A porção poderia ter vindo com mais fritas, mas, tudo bem. Valeu! Belo almoço num lugar bem bacana. Voltaria numa boa.
SERVIÇO:
Hierro Parrilla
Terça a domingo, no Mercado San Telmo