por Claudio Schapochnik
Nas férias que passei com minha esposa em San Pedro de Atacama, no Norte do Chile, em janeiro passado, conhecemos um restaurante bacana. Trata-se do Café Katerpe, instalado numa casa em plena rua Caracoles – a principal da cidade chilena. Fomos para almoçar, mas não estávamos com “aquela” fome e preferimos comer, também pelo preço atrativo, o combo exibido numa lousa na calçada. Olha, não nos arrependemos: deu pra ficar satisfeito e gastar pouco. Super recomendo.
O combo anunciado referia-se a um suco natural e uma empanada – prato típico também do Chile. O preço: 3.800 pesos para comer dentro. Ótimo! Pelo câmbio daquele mês, saiu por cerca de R$ 20.


Sentamos na mesa e fomos prontamente atendidos. O salão é simples. Eu pedi um suco de sandia – melancia, em espanhol – e uma empanada de carne de carne, que vinha ainda temperada e com ovo cozido e uva passa. Minha esposa pediu empanada vegetariana (foto no início do texto). Não lembro o sabor do suco que ela pediu.
O Café Katerpe serve ainda pratos. Não vi os preços, mas observei a simpática garçonete que nos atendeu levar dois pratos a um casal. A expressão que a mulher fez ao ver o prato, quase transbordando de comida (frango, arroz e salada, parece que era isso), foi engraçada… Ela estava querendo dizer: “Nossa, quanta comida! É muito pra mim!”.

Bem, quando nossos combos chegaram à mesa, nos espantamos positivamente com o tamanho da empanada. Sim, é super bem grande! E muito bem recheada. Estava boa pra caramba.
Portanto, após passar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), volte a viajar. O Deserto do Atacama é um super destino pra quem gosta de natureza. Caso for para lá, fica esta dica do Café Katerpe.
Mais informações na página no Facebook.