Receptivo no Atacama (Chile) serve boas refeições

por Claudio Schapochnik

Passei minhas férias mais recentes, em janeiro passado, com minha esposa no Deserto do Atacama, com base na cidade de San Pedro do Atacama, no Norte do Chile. Compramos os passeios para vários destinos deste lugar maravilhoso com a agência de receptivo Araya Atacama. Gostei muito dos serviços da empresa, que tem guias muito bem preparados e informados e motoristas muito simpáticos e bem humorados. E como é a culinária que a Araya pratica nos cafés da manhã, coquetéis e almoços durante os passeios? É sobre isto que relato abaixo. Gostei muito!

Quando comprei os passeios, o descritivo continha a informação de alimentação – café da manhã, coquetel ou almoço. Não imaginava o que relato abaixo.

Cerejas, abacaxi e melão: frutas sempre presentes nas refeições (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Um dos pratos no almoço: filé de frango e macarrão com milho e tomate cereja

Começo com o café da manhã. O pão chileno não é bom. Fato. Mas a Araya compra o melhor pão da melhor padaria de San Pedro de Atacama – a La Franchutería. O dono é um francês que, há muitos anos, se apaixonou pela cidade e pelo deserto e montou sua padaria 100% com receitas francesas.

Nas vezes que tive passeio com café da manhã, a van parava em frente à La Franchutería bem cedinho, e o(a) guia trazia baguettes (ótimas e crocantes) num saco de papel. Fornecedor sensacional!

Quem prepara a mesa é a dupla do(a) guia com o motorista. Eles são ágeis e num instante está tudo à mesa. Sim, alguns itens vêm acondicionados em embalagens com plástico, limpinho. Exemplo: os frios (muçarela, salame e presunto). No café sempre havia ovos mexidos, feitos na hora, uma delícia (foto no início do texto). O fogareiro é a gás. Para beber: chá, chocolate e café. Quase sempre comia um sanduíche com manteiga e ovos mexidos com chá.

As baguettes deliciosas da padaria francesa num café durante um passeio: pão de verdade!

Agora o coquetel. Então quando li a primeira vez no roteiro, pensei num coquetel aqui em São Paulo, onde vivo e trabalho: vinho e canapés, sobretudo. Nossa, o coquetel da Araya vai além!

Sim, há vinho e canapés e mais um monte de coisas gostosas: mix de amêndoas e frutas secas, frutas in natura – afinal é uma das riquezas do Chile, né? –, azeitonas, sanduíches e alguma coisa doce, como bolo. Olha, me surpreendi positivamente com esta variedade e qualidade! Quem prepara a mesa é, novamente, a dupla do guia com o motorista.

Agora o almoço. Refeição que variou. Houve almoços mais caprichados, com mais itens, e outros, com menos itens. Para beber: vinho, água e suco. Em todos as comidas estavam gostosas.

O meu ceviche: disse que não como coentro e havia coentro, pouco, mais havia

Só em um coquetel a Araya “pisou na bola” comigo. Na compra dos pacotes, ainda no Brasil, escrevi ao receptivo que não gosto de coentro – erva muito, muito usada na culinária do Chile. Sou anticoentrista! Neste coquetel foi servido ceviche e todos tinham… Coentro! O guia me ofereceu um que tinha menos desta erva. Aí fiquei lá tirando aqueles pontinhos verdinhos e comi. Ok, não é uma questão de vida ou morte. Mas o que chamo a atenção aqui é o fato de não terem levado meu pedido a sério.

No almoço, ao contrário do café da manhã e coquetel, há uma diferença. A dupla motorista/guia monta uma série de cadeiras, semelhantes à de diretor de cinema. Para comer mais confortável. Gostei.

A van, a mesa do almoço e as cadeiras montadas em um dos almoços

Após qualquer uma das refeições, todo o lixo, os pratos, copos e talheres e o que sobrou é acondicionado pela dupla motorista/guia nas mesmas caixas plásticas onde foram trazidos limpos e protegidos. Não fica nada de lixo ou sobras no chão. Limpeza total.

Outra coisa bacana: a dupla motorista/guia não encoraja os turistas a darem comida a animais que, por ventura, possam estar perto do grupo. Super correto!

Olha, por tudo isso que relatei acima, recomendo tranquilamente os serviços da Araya.

Deixe uma resposta