Boa surpresa no Chile: pizza com abacate!

por Claudio Schapochnik

Nas nossas merecidas férias, em janeiro passado, eu e minha esposa fomos ao Norte do Chile explorar as belezas naturais de San Pedro de Atacama e redondezas. Lugares maravilhosos, que valeram a pena termos visitado. Em realção às refeições, era assim: café da manhã sempre no hotel; almoço, às vezes, eram na cidade – quando não eram durante os passeios –; e jantar sempre na cidade de San Pedro de Atacama. A primeira refeição noturna foi excelente e nada típico do Chile… Pizza! Mas esta redonda tinha um ingrediente muito, mas muito apreciado por lá e que também gostos demais: a palta (foto acima) – ou abacate para nós brasileiros. Então foi uma grata e super gostosa surpresa!

Era nosso primeiro dia em San Pedro de Atacama e optamos por ficar na cidade para nos adptarmos à altitude. A cidade chilena está a cerca de 2.400 metros de altitude – São Paulo, onde vivo e trabalho, a altitude é três vezes menor, 760 metros. Então fazer uma adaptação fez bem.

Parte da cozinha da El Charrúa: forno a gás
A pizza meio vegetariana meio margherita assim que chegou à mesa: linda e muito saborosa

Em San Pedro de Atacama tudo gira em torno da principal rua, a Caracoles. E quase numa esquina com esta que fomos à Pizzeria El Charrúa. Possui salão pequeno, forno a gás, poucas mesas e, além das pizzas, serve ainda massas e saladas.

Vimos o cardápio e me chamou a atenção a pizza vegetariana (10.900 pesos/inteira), que vem com palmito, champignon, orégano e… palta (abacate). “Opa, vou querer provar esta!”, pensei. Aí pedimos uma pizza familiar (oito pedaços) meia vegetariana e meia margherita (8.900 pesos/inteira).

Cerca de 20 minutos depois a garçonete trouxe a nossa pizza. Visualmente estava bem linda. Chegou quentinha, tinha molho de tomate gostoso, massa fina e cobertura justa. O abacate e o palmito foram colocados em cima da pizza após esta estar assada. Diferentemente daqui no Brasil, onde também iriam para o forno. Não curto estas diferenças de temperatura mas, por outro lado, não é algo que vai me deixar de mal humor.

Um pedaço da pizza vegetariana: adorei a presença da palta (abacate)

Coloquei azeite de oliva em cima do meu primeiro pedaço, claro, o da pizza vegetariana, para provar o abacate no prato. Hummm… Sabe que ficou bom? Adoro esta fruta na forma salgada também – amo guacamole, mas SEM coentro! O abacate poderia, assim como o palmito, ter ido para o forno. Ficariam mais regulares “temperaturamente” falando… (risos)

Já a pizza de margherita estava muito boa também. Assim como muitas pizzarias aqui no Brasil, o manjericão é colocado após a pizza ser assada. Prefiro o inverso.

Foi uma ótima pedida ter jantado no El Charrúa. Pizza honesta, bem feita, sabores excelentes (aprovei o uso do abacate) e preço justo. Adorei e recomendo!

SERVIÇO:
El Charrúa
Tocopilla 442, San Pedro de Atacama, Chile
www.pizzeriaelcharrua.cl/es/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s