Percorra a rota de enoturismo no Alentejo (Portugal)

Está com viagem marcada ou pensar em viajar para Portugal e aprecia vinícolas e vinhos? A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que controla a qualidade e protege os vinhos da região, sugere percorrer a Rota dos Vinhos do Alentejo.

No Alentejo estão a cidade de Évora, cujo Centro Histórico é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, cerca de 22 mil hectares de vinhedos e várias herdades – nome lusitano dado às grandes áreas rurais, como quintas e fazendas –, onde é possível fazer visitas guiadas aos vinhedos, degustar os vinhos, almoçar e se hospedar.

No Alentejo há 70 vinícolas abertas à visitação. Destas há seis com hospedagem (Casa de Santa Vitória, Malhadinha Nova, Sobroso, Monte do Vau, São Lourenço do Barrocal e Grous) e quatro com restaurante (Servas, Ribafreixo Wines, Quinta do Quetzal e Esporão). Confira abaixo mais informações de cada uma das propriedades com informações da CVRA:

Placa que identifica o roteiro (fotos divulgação)

Herdade da Malhadinha Nova
“Malhadinha Nova oferece um verdadeiro descanso cinco estrelas com piscina panorâmica, spa, banheira de hidromassagem e banho turco. Tudo isso em um ambiente totalmente rural. Exclusivo, o hotel possui apenas dez quartos.
Os hóspedes podem desfrutar dos tradicionais pratos da região, como bacalhau com azeite orgânico, lombinho de porco preto e galinha do campo. As refeições são servidas no belo restaurante do hotel, com vista para o campo, ou ao ar livre, junto às videiras. O bar serve vinho de produção própria.
Entre as opções de programas, além da degustação e visita à adega, estão passeios a cavalo, canoagem e de balão.”
www.malhadinhanova.pt/pt

Herdade do Sobroso
“Localizada no município da Vidigueira, a nove quilômetros do lago do Alqueva, a propriedade, que tem 1.600 hectares, produz o próprio vinho, tinto na maioria. Entre as vinhas dominantes estão Aragonez, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Alfrocheiro e Trincadeira. Os vinhos brancos provêm essencialmente das castas Antão Vaz, Arinto e Perrum. São oferecidas diferentes modalidades de visitas guiadas e degustações e também cursos de iniciação.
A herdade oferece aos hóspedes passeios pelas redondezas da propriedade, para que conheçam as paisagens do Alentejo. É possível ainda conhecer a região livremente, de bicicleta, ou fazer um passeio de balão sobre o lago do Alqueva.”
www.herdadedosobroso.pt

Casa de Santa Vitória
“Focada na produção e comercialização de vinhos alentejanos, a Casa de Santa Vitória foi projetada para receber o visitante com conforto. O local tem sala de exposições, logo acima da adega, e uma sala de provas com posição privilegiada, onde se pode admirar o pôr do sol na planície do Alentejo.
A propriedade também conta com o Vila Galé Clube de Campo, hotel da rede com arquitetura e decoração inspiradas na paisagem alentejana. O hotel oferece opções para o lazer de casais e famílias com filhos – incluindo piscinas, quadra de tênis e atividades como passeio de jipe, canoa e até mesmo de balão.”
www.santavitoria.pt

Herdade Monte do Vau
Ao hospedar-se na Herdade Monte do Vau, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do conceito de propriedade ´biochic´, que alia o conforto à sustentabilidade, proporcionando uma simplicidade elegante.
A Herdade Monte do Vau produz vinhos e organiza sessões de degustação em uma sala com vista para os vinhedos e o lago. É possível desfrutar de um piquenique à beira do lago ou relaxar junto à lareira aconchegante da sala de estar, ideal para ler um livro ou conversar.
Localizada próximo ao Rio Guadiana, essa propriedade está no centro de um triângulo formado por três cidades históricas – Beja, Serpa e Mértola, e a apenas 30 minutos da fronteira com a Espanha.”
www.herdadedovau.com/pt/index.html

No total, 70 vinícolas estão abertas à visitação

Herdade dos Grous
“A Herdade dos Grous é uma propriedade rural isolada, com mais de 687 hectares, com vinhas próprias e florestas de cortiça. Conta também com um moderno bar de vinhos para degustação. Além disso, o visitante tem a chance de conhecer as plantações de oliveiras.
Nos dias de calor, os hóspedes podem passear pelos jardins, onde tem um lago artificial, ou aproveitar a piscina. São oferecidos passeios a cavalo, quadras de tênis, sauna e sessão de massagem relaxante.”
www.herdade-dos-grous.com

Herdade São Lourenço do Barrocal
“Localizado aos pés de Monsaraz e próximo ao lago Alqueva, está uma propriedade de 780 hectares que pertence a uma mesma família há mais de 200 anos. A herdade abriga vinhas centenárias, que dão origem a vinhos de primeira categoria sob marca exclusiva. São Lourenço do Barrocal conta com hotel de luxo despretensioso, que dispõe de quartos e casas para a estada.
Cercado por flores silvestres, pomar e horta, o hotel oferece passeios a cavalo e de bicicleta, além de piqueniques e degustação de vinhos. Há também um spa, com tratamentos que utilizam apenas produtos naturais. Na mesma linha, o restaurante do hotel resgata o conceito farm to table, sempre com alimentos frescos produzidos nas melhores quintas locais.”
www.barrocal.pt/pt

Herdade das Servas
“A Herdade das Servas abriga uma das mais antigas famílias produtoras de vinho no Alentejo. Os irmãos Serrano Mira partilham a experiência e tradição na criação de vinhos típicos da região. Na Herdade, são feitas visitações da adega, da cave, das vinhas e dos jardins. Os horários das atividades estão disponíveis no site.”
www.herdadedasservas.com/pt/restaurante

Vinícola no Alentejo: região também de belezas naturais

Ribafreixo Wines
“Eleito o melhor projeto de enoturismo do Alentejo, o Ribafreixo dispõe de loja de vinhos, área de lazer com vista para as vinhas, sala de provas e restaurante. O atendimento bilíngue e personalizado atrai turistas do mundo todo.”
www.ribafreixo.com/home

Quinta do Quetzal
“A Quinta do Quetzal fica na encosta da Vidigueira, perto da mais antiga adega romana de que há registro na Península Ibérica. Devido ao clima da região e das características do solo, rico em xisto, produz uvas diferenciadas, sempre em quantidades limitadas. Apesar de moderna, a adega preserva antigas tradições e técnicas de produção romanas e alentejanas. É possível agendar uma visita à quinta e às adegas, e o Quetzal ainda conta com galeria de arte, loja e restaurante próprios.”
www.quintadoquetzal.com/pt-pt/estate

Herdade do Esporão
“A Herdade do Esporão recebe visitantes diariamente, prontos a caminhar pelas vinhas e hortas da propriedade, onde são desenvolvidas técnicas de plantação sustentáveis. Durante o passeio, o guia conta um pouco da história da região e desvenda os segredos da produção de vinhos. Ao final da visita, é possível conhecer a adega e colocar o paladar à prova com três diferentes vinhos e azeites. O passeio também pode ser feito de bicicleta, mediante reserva.”
www.esporao.com/pt-pt/sobre/herdade-do-esporao

Para mais informações, acesse www.vinhosdoalentejo.pt.

Deixe uma resposta