Capim Canastra (MG) faz queijo premiado e serve almoço

por Claudio Schapochnik_São Roque de Minas/MG

Almoço caseiro, cardápio mineiro, tudo feito com carinho e no fogão à lenha. É isto o que o visitante pode encontrar e saborear – se encomendar com antecedência – após fazer uma visita à produção queijeira da Estância Capim Canastra. A propriedade fica em São Roque de Minas, um dos municípios que dão acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), e pertence ao médico veterinário e produtor de queijo, Guilherme Ferreira.

Ferreira produz principalmente o queijo minas artesanal canastra, de acordo com as normas da Associação dos Produtores do Queijo da Canastra (Aprocan). Portanto, pode ter certeza de que, quando você for lá ou comprar um queijo desta qualidade da Estância Capim Canastra, estará comprando um produto verdadeiro e certificado.

O produtor Guilherme Ferreira exibe um de seus queijos (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Placa na entrada da propriedade
Uma das vacas da fazenda

No cenário queijeiro nacional, a Estância Capim Canastra tem um papel pioneiro e relevante. O queijo minas artesanal canastra produzido ali foi o primeiro queijo brasileiro a conquistar um prêmio internacional. Isto ocorreu na França, em 2015, com o recebimento de uma medalha de prata. Ferreira não estava lá. Uma peça chegou ao concurso por meio de outra pessoa e deu no que deu. Que história incrível!

A propriedade recebe turistas para conhecer a produção de queijo. O produto pode ser degustado e comprado. No dia em que fui à Estância Capim Canastra “peguei” o início da ordenha. Ferreira chamava as vacas pelo nome. Muito bacana.

Ao lado do curral, fica a casa onde o leite é manipulado para a produção do queijo. Duas funcionárias, sentadas num tronco de madeira em frente, aguardavam o leite para iniciar a produção.

Detalhe da medalha de prata que a Estância Capim Canastra recebeu em um concurso na França, em 2015…
..e a premiação completa…
…e o diploma da premiação no concurso

Numa outra casa, a cinco metros de profundidade, como que numa caverna artificial, Ferreira matura não apenas o canastra, mas outras preciosidades: são testes de outros tipos de queijo ou invenções dele. Pode ser que venham produtos sensacionais. Vamos aguardar.

A escada que leva ao laboratório de delícias da queijaria…
…e algumas peças de queijo em período de maturação

ALMOÇÃO MINEIRO
Nesta edificação onde embaixo alguns queijos são maturados há um lindo salão – misto de bar, cozinha (com fogão à lenha) e copa, com uma linda mesa de madeira onde cabem mais de dez pessoas numa boa.

É neste local que os turistas almoçam. Mas atenção: a solicitação da visita seguida da refeição deve ser feita com antecedência, e o preço depende do cardápio com um número mínimo de pessoas.

Grupo de visitantes no local do almoço
O fogão à lenha da cozinha
Destaques: o feijão tropeiro…
…e a carne de porco com abóbora

O menu do almoço que participei por lá era bem mineiro: salada, arroz branco, feijão tropeiro, mandioca cozida e carne de porco com abóbora assada. Como sobremesa, curau fresquinho com sorvete. A água está dentro do preço da refeição. Outras bebidas (suco, refrigerante, cerveja, vinho etc) são cobradas à parte.

Que gostooooooso! O almoço estava “bão dimais”. Tudo bem temperado, feito praticamente na hora. Até repeti. Vale fazer a visita seguida do almoço.

Recomendo. Contatos abaixo, após mais algumas belas imagens do lugar.

Sim, no almoço os queijos estão presentes, como este…
…e este: deliciosos
Objetos do passado estão por todo o lado
Esta peça é muito bacana
Um antigo lampião

SERVIÇO:
Estância Capim Canastra
São Roque de Minas/MG
E-mail: guilherme@capimcanastra.com.br
Instagram

O Que Gostoso! viajou a convite do Hotel Chapadão da Canastra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s