por Claudio Schapochnik
A convite de um grande amigo, fui almoçar no restaurante ibérico, porém com forte acento lusitano, Gajos – em Moema, já que há outro também na Zona Sul de São Paulo, na região dos Jardins. Em poucas palavras, posso assegurar que fazer uma refeição nesta casa é muito, mas muito semelhante mesmo, que comer em Portugal. Refeição excelente!
De entrada, pedimos uma porção de bolinho de bacalhau. Chegaram seis, bem fritos e sequinhos. Por dentro, bastante bacalhau e bem temperado. Pedi um molho de pimenta caseira para acompanhar. Estava ótimo também: era um blend de biquinho com calabresa.

Para o prato principal, pedi um clássico português: bacalhau a lagareiro. Após um tempo, não longo, chegou o meu prato com uma bela posta de bacalhau sobre uma cama de batatas ao murro, pimentão vermelho, alho frito em lâminas e, muito importante, brócolis comum — servido com os talos e as folhas também. Para mim este é o vegetal que merece ser chamado como tal. Na minha opinião, o brócolis ninja ou japonês carece de sabor. Até como, porém não aprecio.
Para encerrar o almoço, fui de queijadinha com doce de leite e sorvete de creme. Ótima pedida! Estava leve, com doçura sem exagero e boa combinação entre os itens.
O bacalhau estava perfeito, bem úmido e caia bem com os acompanhamentos. Poderia ter mais alho frito.
O nome da casa, gajos, refere-se a uma super típica palavra do português de Portugal. Segundo o nosso dicionário Houaiss significa “qualquer pessoa cujo nome não se conhece ou se quer omitir” e sinônimo de português.

Gostei do Gajos: casa arejada, garçons atenciosos, prestativos e que sabem explicar os pratos; serviço ligeiro; boas porções; e pratos saborosos. Por fim, só posso afirmar: que gostooooooso!
MAIS INFORMAÇÕES:
www.restaurantegajos.com.br