O Memorial da América Latina, na capital paulista, recebe entre quinta (21) e sábado (23) mais uma edição do super evento gastronômico Mesa São Paulo – um dos mais importantes do setor no mundo. Neste ano, o tema é “Cozinha com Propósito: o que você está servindo para o mundo?”.
“Três principais frentes compõem o programa: o congresso Mesa Tendências (no alto, foto do congresso na edição de 2023/divulgação Mesa São Paulo), em que importantes nomes discutem questões proeminentes do setor, como sustentabilidade, cultura e tecnologia, entre outras; o Mesa Ao Vivo, em que mais de 20 chefs transmitem seu conhecimento em aulas práticas e degustações; e a Farofa do Brasil, feira de produtos artesanais, com oferta de pratos emblemáticos do Estado de São Paulo, música ao vivo e diversão infantil. Ações paralelas, como os Jantares Magnos, completam a programação”, explica a organizadora do evento, Mariella Lazaretti, por meio de um comunicado.
“O tema é uma ideia de como a gastronomia pode mudar o mundo e, mais que isso, como pode proporcionar alegria. Vamos mostrar muitas técnicas, ideias novas, criatividade e respeito pela ancestralidade durante esses três dias”, garante Mariella.
Entre os palestrantes do Mesa Tendências deste ano figuram Alessandra Montagne, chef nascida no bairro carioca do Vidigal, criada na roça em Minas Gerais e que agora se prepara para assumir o comando de um dos restaurantes do Museu do Louvre, em Paris; a premiada chef Fatmata Binta, nascida e criada em Freetown, em Serra Leoa (África), que sobe ao palco para falar sobre os sistemas alimentares indígenas, que estão entre os mais sustentáveis, resilientes e únicos do planeta; Pía León, que participa de uma conversa com outras convidadas mulheres sobre “um olhar para o passado”; o chef espanhol Quique Dacosta, premiado com três estrelas Michelin; Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best em 2022, compartilhando sua trajetória, desde suas raízes até o Restaurante Manu; Saulo Jennings, primeiro embaixador de turismo gastronômico no mundo instituído pela ONU e Chef do Ano de 2024 pela Prazeres da Mesa; a chef Catalina Vélez, uma das maiores estudiosas da gastronomia colombiana; o chef mexicano David Hussong, que promove a valorização de ingredientes regionais e a conexão entre alimento e ambiente; o estadunidense Phil Walsh, importante consultor no mercado de pescados que participa de uma roda de conversa com o chef Dário Costa e Cíntia Miyagi; além de Érick Jacquin, falando sobre seus 30 anos de Brasil.
No Mesa Ao Vivo, uma extensa grade de aulas e degustações ministradas por mais de 20 chefs e confeiteiros ocupa o edifício CBEAL, ao lado do Auditório Simón Bolívar. O prédio terá duas salas de cozinha nas quais os mestres se revezam produzindo, ao vivo, diferentes receitas. Integram a lista de participantes Katia Barbosa, chef-proprietária do Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro; Carole Crema, uma referência em confeitaria que hoje comanda a loja que leva seu nome e é apresentadora do programa Que Seja Doce, do canal GNT, ao lado de Lucas Corazza, que também marca presenta no evento; Edson Leite, do Gastronomia Periférica; e Carlos Ribeiro, professor e pesquisador em cultura alimentar, autor de vários livros de gastronomia, entre outros.
Compõem ainda o Mesa São Paulo 2024 quatro Jantares Magnos, que reúnem grandes nomes da gastronomia para apresentar menus exclusivos em conceituados restaurantes.
A programação completa do Mesa São Paulo e dos Jantares Magnos está no www.mesasp.com.br.