O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado em Governador Celso Ramos, no litoral catarinense, tem novidades na área de bebidas. O hotel fomenta uma produção própria de vinho na região italiana da Toscana e de cachaças, que trazem no rótulo o nome do empreendimento.
“Em relação às cachaças, o hotel buscou um produtor catarinense, certificado, que trabalhasse em sintonia com a mais antiga tradição, para produzir as versões prata, ouro, premium e a especial 20 Anos. Sob o controle da Adega Scherer, localizada no município de Antônio Carlos e com mais de 100 anos de atuação familiar, as bebidas passam por um processo de bidestilação em alambique de cobre e padronizadas em 39 graus de graduação alcoólica, fator que garante a qualidade da matéria-prima utilizada”, explica o Ponta dos Ganchos por meio de um comunicado.
Consumidas em pequenas doses e pura, as cachaças também compõem a base para um variado menu de drinques.

O VINHO PONTA DOS GANCHOS
“Produzido pela Fattoria Lavaccio em Pontasieve (Toscana, Itália), o Vinho Ponta dos Ganchos é supertoscano, orgânico e intenso”, explica o sommelier do Ponta dos Ganchos, German Bergondo, também por meio de uma nota.
“Na concepção, o vinho mescla um blend de Merlot (60%) e Syrah (40%). Quanto a todo o processo, após a colheita manual nos vinhedos, que acontece no final de setembro, a vinificação inicia-se com um desengace suave das uvas. A fermentação e a maceração realizam-se a temperatura controlada em barricas de carvalho francês durante 25 dias com remontagens e delestagens constantes, contribuindo para o amadurecimento prévio ao blend de 12 meses em barricas”, explica o sommelier.
“Passado esse período colocou-se o assamblage numa barrica francesa nova para envelhecer por 24 meses. Depois dessa fase foi engarrafado e finalizado com um processo de afinamento de mais 18 messes. Da safra de 2016, recebemos 1.000 garrafas exclusivas”, conta Bergondo.
“Em relação aos atributos desse tinto, destaco o tom de ameixa profundo, a textura aveludada e os aromas frescos e concentrados de frutas vermelhas e pretas maduras, tabaco e pimentas. Ao paladar, é um vinho rico e complexo com um comprimento fantástico, taninos finos e evoluídos, com notas frutadas de amora, baunilha e carvalho.”
Por ocasião da celebração dos 20 anos do Ponta dos Ganchos, a carta de vinhos do hotel foi ampliada com o Barollo (DOC), reserva, tinto, safra 2011, composto por 100% de uvas nebbiolo, originais da região italiana do Piemonte. Há apenas 180 garrafas que ficaram oito anos em absoluto repouso.

POR QUE INVESTIR EM MARCAS PRÓPRIAS
Quanto aos investimentos do hotel em oferecer vinho e cachaças com marca própria, a diretora de Marketing e Vendas do empreendimento, Fernanda Makhoul, diz, em nota, que “a ideia de ter uma produção própria de cachaças e vinho vem de encontro ao desejo de proporcionar experiências e degustações que só podem ser encontradas aqui no hotel”.
“Para se ter uma ideia, a nossa produção é artesanal e, por isso mesmo, pequena. Temos encomendas para a próxima safra de vinho e as cachaças, por exemplo, se esgotam rápido, pois nossos hóspedes gostam de comprar para presentear conhecedores e apreciadores da bebida.”
Para saber mais sobre o resort, clique aqui.