Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Dreison Medeiros

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco

Na premiação nacional do concurso Comida di Buteco 2022, o Bar do Braz, em Campinas (SP), recebeu o título de Melhor Buteco do Brasil. Graças ao petisco “Calabresa Atrevida”, bolinho de calabresa com ricota e queijo prato, acompanhada de geleia de pimenta.

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
No alto a porção da “Calabresa Atrevida” (foto Dreison Medeiros), petisco vencedor do Bar do Braz, de Campinas, e, acima, os responsáveis pelo empreendimento na festa de premiação em São Paulo (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
A comemoração na festa em São Paulo, com os proprietários do Bar do Braz, membros da organização do concurso e patrocinadores (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

O Arrojado´s Bar, de Ipatinga (região mineira do Vale do Aço), ficou em segundo lugar com o “Quadradinho de Oito” — mandioquinha cremosa frita servida com ragu de costelinha acompanhada de geleia de goiaba defumada picante.

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Damille Barros
A porção do “Quadradinho de Oito” (foto Damille Barros)

A Confraria do Fraga, de Belém, conquistou o terceiro lugar com o “Pastelzim de Cabloco” — pastel de carne de sol na manteiga da terra, queijo coalho, muçarela de búfala e castanha do pará.

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Bruno Menezes
A porção do “Pastelzim de Caboclo” (foto Bruno Menezes)

Os ganhadores da edição 2022 do concurso foram anunciados nesta quarta (6) no coquetel realizado pela organização e pelos patrocinadores no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

COQUETEL
Na festa de premiação, os 21 finalistas espalhados pelo País serviram os petiscos concorrentes ao público. Provei muitas receitas excelentes. Que gostooooooso!

Dos três vencedores, só consegui provar o “Pastelzim de Cabloco”, que levou o terceiro lugar. O pastelzinho é recheado com carne de sol na manteiga da terra, queijo coalho, muçarela de búfala e castanha do pará. Super saboroso e deu pra sentir a castanha. Que gostooooooso!

Também provei o delicioso “Uaicarajé”, do Reza Forte, de Juiz de Fora (MG). É um acarajé mineiro, maravilhoso! A massa é de milho verde com queijo curado, recheado com pasta de ora-pro-nobis e costelinha de porco ao molho de goiabada, acompanhado de molho lambão de quiabo. Muito bom. Que gostooooooso!

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
A porção do “Uaicarajé” (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Outro destaque foi o “Tá de rolo, repolho?”, do Aquíferos Bar, de Ribeirão Preto (SP). O quitute é feito com folhas de repolho enrolados com recheio de calabresa, carne moída e arroz com temperos e especiarias. A porção veio com três, e o sabor da linguiça predominou. Muito bom. Que gostooooooso!

Bar do Braz, de Campinas, vence Comida di Buteco 22 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
O “Tá de rolo, repolho?” (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

NÚMEROS
“Nesta edição, a 22ª do concurso, participaram mais de 700 estabelecimentos. Somado às outras edições, os bares venderam mais de 560 mil petiscos e movimentaram uma cadeia de valor superior a R$ 300 milhões. Estima-se que ao longo dos 22 anos de evento, circularam cerca de 46 milhões de pessoas pelos butecos participantes”, assegura a organização por meio de um comunicado.

EM 2023
A próxima edição do Comida di Buteco já tem data marcada. Será de 7 de abril a 7 de maio de 2023. Para mais informações, clique aqui.

Deixe uma resposta