Bienal do Livro SP tem área focada à gastronomia Foto Divulgação

Bienal do Livro SP tem área focada à gastronomia

A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa amanhã (dia 2) e segue até 10 de julho no Expo Center Norte, conta com o espaço cultural “Cozinhando com Palavras”. A área, com a curadoria de André Boccato, visa proporcionar aos visitantes uma proximidade com palestrantes, chefs, jornalistas e autores ligados à gastronomia. Na foto acima (divulgação), a entrada do evento na última edição, quando foi realizada no Anhembi.

“É importante colocar a gastronomia como um fator de identidade nacional e mostrá-la como um símbolo de cultura e influência brasileira”, comenta Boccato, por meio de um comunicado.

Ele dá mais detalhes sobre as seis faixas do “Cozinhando com Palavras”. Confira: “Portugal dos Sabores” (com palestras, demonstrações culinárias e degustações); “Tradições Culinárias Paulistas” (com culinaristas do programa Revelando São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo); “Cozinha de Afeto” (com palestras, demonstrações culinárias, degustações e entrevistas); “Cozinhando o Jabuti” (com leituras de poemas de ganhadores do Prêmio Jabuti); “Cozinha de Autor“ (com palestras, demonstrações culinárias e degustações de grandes chefs autores de livros ) e “Comida é Poesia. Poesia É Comida” (com leitura de poesias estilo podcast que fazem referência à gastronomia e à comida).

“COMER LIVRO”
Boccato destaca ainda que o evento reúne leitura de poesias e trechos de literatura do movimento modernista na primeira fase. “Além dos palestrantes, teremos um violinista que alterna músicas com a leitura de poemas e as explicações sobre o papel da comida como cultura. Haverá projeção de imagens em telão dos cardápios (menus) colecionados por Mario de Andrade. Um dos textos a serem lidos é sobre a ideia de Emília (de Monteiro Lobato) sobre existir um ´livro comestível´. Então, faremos um texto impresso com tinta comestível sobre papel de arroz e o público, literalmente, vai poder provar”, assegura ele.

DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO
“Há a riqueza da gastronomia de Portugal dos Sabores, com chefs e degustações; a intimidade da Cozinha de Afeto com vários chefs consagrados e celebridades”, destaca o curador.

Além disso, pensando na gastronomia de São Paulo, o evento conta com a presença de chefs como Alex Atala, Laurent Suaudeau, Rodrigo Oliveira, Vitor Sobral, Janaína Rueda, Morena Leite e Carole Crema, entre outros.

SERVIÇO:
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 2 a 10 de julho de 2022
Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: segunda à sexta, das 9h às 22h, entrada até as 21h; sábados e domingos, das 10h às 22h; dias 2, 3 e 9, entrada até as 21h, e dia 10, até as 19h
Ingressos
Compras pelo www.bienaldolivrosp.com.br
Preço: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada); menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam
Transfer gratuito: ônibus circularão com ida e volta ao Expo Center Norte a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha Azul)

Deixe uma resposta