por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Mos Espa/TUNÍSIA
Depois de conhecer o set de filmagem do primeiro filme da franquia Star Wars, de 1977 em Mos Espa, em pleno deserto tunisiano e distante cerca de 500 quilômetros ao Sul da capital, Túnis, comi um pão delicioso de lanche. Mas um pão muito especial, pois o mesmo não foi assado em forno mas coberto de cinza quente e brasa.



Ver o padeiro assar o pão foi uma das coisas ligadas à culinária mais interessantes que vi na viagem à Tunísia. Fazia parte de um grupo de agentes de viagens convidados pela operadora de turismo Flot.
O profissional assa seus pães em um lugar no meio do deserto, sem bares ou restaurantes. Então se bate aquela fome o pão do simpático tunisiano acaba, com louvor, com os sons vindos do estômago.
Ele fica com sua padaria depois da área do set, mas bem próxima. Na areia havia uma pequena fogueira, com duas chaleiras — imagino com café e o chá de menta. Numa pequena mesa de madeira, a massa de pão estava dentro do saco plástico.
Estava próximo da agente de viagens Iolanda Klaic, da Dial Tour, de Porto Alegre. E achamos super interessante a proposta do padeiro. Ela pediu um pão, e eu fui documentando.


PASSO A PASSO
O padeiro pegou um pedaço da massa no saco plástico e o abriu com as mãos mesmo. Feito isso, com todo o cuidado para não cair na areia, colocou o disco em cima das cinzas e bem próximo do fogo da fogueira. Delicadamente, cobriu a massa com mais cinzas e uma ou outra brasa com o auxílio de um graveto.
Esperou passar no máximo quatro minutos e com o mesmo graveto, tirou, delicadamente, as cinzas de cima. Viu que o pão tinha assado e o levou para cima da mesa. Lá fez a limpeza com um pedaço de pano e o entregou sobre um guardanapo de papel à Iolanda. Bravo!


Também provei o pão, que estava quentinho, bem assado e uma delícia. Nem precisava passar manteiga. Que gostooooooso!
Pena que o elenco de Star Wars não provou esse pão.

SERVIÇO:
Flot Viagens
Lufthansa
Turismo da Tunísia
O QUE GOSTOSO! viajou a convite da Flot Viagens, voando Lufthansa e com apoio do Ministério do Turismo e Artesanato da Tunísia, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia e da Gold Experiences, receptivo da operadora brasileira naquele país