Guima Café conquista selo de cafeicultura regenerativa Foto Divulgação 1

Guima Café conquista selo de cafeicultura regenerativa

O Guima Café — Grupo BMG, que possui fazendas localizadas em Varjão de Minas e Patos de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, acaba de receber a certificação Regenagri. A conquista veio após um processo de avaliação, ocorrido no final do mês de maio, para obtenção do título de Cafeicultura Regenerativa. Apenas quatro fazendas de café no mundo têm o certificado Regenagri.

Concedido pela Control Union, empresa britânica presente em mais de 70 países, o certificado Regenagri reconhece as boas práticas adotadas e o uso da tecnologia aliada ao manejo responsável, garantindo alta produtividade da lavoura em harmonia com o bioma onde a propriedade está inserida.

A avaliação é feita in loco por especialistas, que seguem diversos critérios do Regenagri, que sustentam a medição dos principais indicadores por meio de dados na fazenda. Essas métricas incluem a gestão do solo, o gerenciamento da energia e hídrico, a otimização dos insumos agrícolas e a introdução de soluções biológicas e orgânicas, entre outras. Tudo isso tem um efeito direto sobre a saúde do solo, biodiversidade e cursos d´água, enquanto reduzem as emissões e sequestra carbono.

“Sermos certificados pelo trabalho que estamos desenvolvendo de agricultura regenerativa nas nossas fazendas é um grande reconhecimento. Para nós, a natureza, as boas práticas agrícolas e tecnologias, são grandes aliadas no projeto de expansão da cafeicultura sustentável”, diz a COO do Guima Café, Lucimar Silva, por meio de um comunicado.

“Acreditamos que a agricultura regenerativa é um passo fundamental para fortalecermos o trabalho que desenvolvemos por aqui nos últimos anos, de buscar o equilíbrio econômico, social e ambiental, além de zelar pelo futuro do planeta e das novas gerações”, conclui a COO.

Guima Café conquista selo de cafeicultura regenerativa Foto Divulgação 2
No alto uma das fazendas do grupo e, acima, a COO do Guima Café, Lucimar Silva (fotos divulgação)

CAFÉ MINEIRO
O Guima Café é produzido nas fazendas São Lourenço e Brasis, nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG).

As lavouras estão entre planícies e vales com altitude média de 1.030 metros e somam 1.300 hectares, sendo 700 ha de café plantado. Com capacidade de produção anual de 35 mil sacas, sendo 70% da produção de café especial.

A empresa é membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e temos o selo de denominação de origem Região do Cerrado Mineiro. Somos Certificados pela RainForest Alliance desde 2008, além do Certifica Minas, AAA da Nespresso e Café Practices.

Deixe uma resposta