Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 19

Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia)

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_El Jem/TUNÍSIA

Minha referência visual da Tunísia, até conhecer este maravilhoso país no mês passado, sempre foi o anfiteatro de El Jem (fala-se El Djem, em árabe) — Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1979 e o segundo maior do Império Romano, perdendo apenas para o de Roma. Então conhecê-lo pessoalmente foi um ponto sensacional dessa viagem. Mas pode haver algo tão grandioso e impressionante, do ponto de vista do trabalho e talento humanos, pertinho desse edifício lindo de pedra? Na minha opinião, sim.

Refiro-me ao Museu Arqueológico de El Jem, recheados de mosaicos tão sensacionais e perfeitos que parecem fotos em alta definição das pessoas e cenas naqueles tempos romanos há 2 mil anos.

Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 9
No alto, mosaico que retrata possivelmente um casal, com o filho no ombro do pai, em exibição no Museu de Arqueologia de El Jem, e, acima, a primeira vista do anfiteatro romano (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 18
Mosaico no Museu de Arqueologia: mulher sentada no rabo de ser mitológico

O grupo de agentes de viagens brasileiros, do qual fazia parte, teve a mega felicidade de o nosso guia de turismo, Kamel Khaled, incluir esse museu na visita.

Até o final deste texto você vai entender — e, creio, concordar comigo —, caro(a) leitor(a), o motivo pelo qual é crucial e complementar a visita ao museu para ver os mosaicos depois do colosso do anfiteatro.

Boas Manieras em Arabe _ Claudio Schapochnik Que Gostoso
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 10
O anfiteatro perto da entrada do mesmo

O ANFITEATRO
O anfiteatro de El Jem é uma joia arquitetônica romana. Ainda que não goste muito fazer comparações, não há como escapar: é muito semelhante ao icônico anfiteatro da capital do império, Roma — oficialmente Anfiteatro Flávio e informalmente chamado de Coliseu.

Seguem as dimensões do anfiteatro em Roma: 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e 57 metros de altura. A capacidade poderia chegar a 80 mil pessoas, a data da construção é do século 1 e também integra a lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1980.

Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
Vista panorâmica do anfiteatro, do século 3

Construído no século 3, o anfiteatro tunisiano tem 140 metros de comprimento por 122 metros de largura e 35 metros de altura. Tinha uma capacidade estimada entre 28 mil e 35 mil espectadores, que assistiam a espetáculos como lutas entre gladiadores e disputas entre feras e, depois, de animais com homens. Tudo dentro da política romana do panem et circenses — alimento e diversão, em latim.

O anfiteatro não está totalmente completo por uma série de ações humanas com o passar do tempo. Lá atrás foi por obra dos vândalos e por bombardeios otomanos no século 18. Mais recentemente, por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Gostei demais de visita ao anfiteatro de El Jem. Um ponto interessante foi caminhar na galeria subterrânea, no centro do palco. Lá que passavam as carruagens com leões e outros animais ferozes para serem soltos aos espetáculos.

Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
O guia de turismo Kamel Khaled (centro) conversa com os agentes de viagens brasileiros

Vale lembrar que, assim como em Cartago e Dougga, quando o Império Romano conquistou o que era El Jem já havia um outro povo por lá. Eram os cartagineses, cuja cidade na época chama-se Tisdro, Thysdrus em latim. Os romanos a conquistaram, a rebatizaram de Colonia Thysdritania e conviveram durante um tempo com os cartagineses.

Distante cerca de 40 quilômetros do mar, onde fica hoje a cidade tunisiana de Sfax, a Colonia Thysdritania tinha uma vida muito dinâmica. Daí o fato de os romanos construírem um anfiteatro bem grande. Segundo o guia Khaled, o edifício foi construído com pedras de mahdia, “fáceis de talhar”.

OS MOSAICOS
Depois de conhecer o anfiteatro, o grupo seguiu para o Museu de Arqueologia de El Jem. Imperdível, maravilhoso. As obras mostram as pessoas, divindades e cenas do cotidiano na Colonia Thysdritania.

De acordo com Khaled, “é a maior coleção de mosaicos romanos”. Não vou “encher linguiça” com mais texto. Convido você, caro(a) leitor(a), para ver as fotos que fiz desses trabalhos sensacionais. Confira abaixo.

Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
Cena de adulto sendo carregado
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
Tigre atacando um asno, sob o olhar desesperador de outro da mesma espécie
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
Homem em cima de leão de estimação
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 29
Ganso em situação de alerta
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 28
O homem e a águia
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
Leões atacando um javali
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 30
Pessoa carrega cesta de alimentos e um coelho
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 26
Mulher com ser mitológico e golfinhos
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 24
Homem ameaça mulher com cobra
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 20
Mulher e ser mitológico
Mosaicos exibem vida romana em El Jem (Tunísia) Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 27
Homem é atacado por felino

E aí: os mosaicos não são maravilhosos?

Portanto, a visita ao Museu de Arqueologia de El Jem tem de ser feita. É fundamental. Se souber de alguém com malas prontas para a Tunísia, já passa essa super dica.

SERVIÇO:
Flot Viagens
Lufthansa
Turismo da Tunísia

O QUE GOSTOSO! viajou a convite da Flot Viagens, voando Lufthansa e com apoio do Ministério do Turismo e Artesanato da Tunísia, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia e da Gold Experiences, receptivo da operadora brasileira naquele país

Deixe uma resposta