por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
O chocolate é, sem dúvida e mundialmente, o mais conhecido alimento feito com cacau. No entanto o fruto do cacaueiro dá ainda o mel de cacau — trata-se de um suco integral, docinho de cor amarelada, sem qualquer semelhança com o mel. Provei e posso assegurar: é bom pra caramba.
O mel de cacau é produzido e distribuído pela Oyyá Natural Food, de São Paulo. Conheci a empresa, dos sócios Cibele Cellini e Gustavo Aloe, no estande da certificadora biodinâmica Demeter na Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech 2022. A feira foi realizada na semana passada na capital paulista.
“O mel de cacau tem apenas um ingrediente. Não há adição de água, açúcar e conservantes”, contou a entusiasmada Cibele ao QUE GOSTOSO!. “Após a colheita do fruto do cacau maduro, a polpa que envolve as amêndoas vai para uma prensa onde é extraída a bebida”, completou ela, salientando que a prensagem é a frio e artesanal.

“O mel de cacau é 100% vegano, tem os selos orgânico e biodinâmico e não é pasteurizado”, destacou Cibele. O insumo vem da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia (Cabruca).
Segundo o folheto da Oyyá, o produto “é um antioxidante natural, rico em vitamina C, magnésio e zinco”.
Além de beber puro, que foi o meu caso, o mel de cacau pode ser usado em drinques, shakes e cremes, disse Cibele.
A bebida estava geladinha, e assim deve ser tomada. O sabor é doce e muuuito agradável. Em uma sentença: que gostooooooso!.

Em embalagem de plástico de 180 ml, a bebida é vendida em diversos mercados e lojas de produtos naturais. A Oyyá também vende direto apenas para moradores da cidade de São Paulo. Para saber acesse os canais abaixo.
SERVIÇO:
Oyyá Natural Food
www.oyya.com.br
Instagram, Facebook